
Se é cliente da rede de autocarros da STCP e dos Elétricos históricos, saiba que já pode adquirir bilhetes a bordo com o pagamento por MB Way.
A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto torna-se, assim, na primeira empresa de transportes públicos, a nível nacional, a disponibilizar a funcionalidade de pagamento MB WAY aos seus passageiros, permitindo uma compra mais cómoda, rápida e simples dentro dos seus autocarros e elétricos históricos.
O pagamento fácil e sem complicações, através do telemóvel, resulta da assinatura de um protocolo de parceria estabelecido entre a STCP e a SIBS, que possibilita que os passageiros da maior operadora de transportes coletivos da área metropolitana do Porto usufruam de uma nova modalidade de pagamento do Bilhete a Bordo junto do motorista/guarda-freio, através da aplicação MB WAY.
A compra de bilhete nos autocarros tem um custo de 2 euros. Nos elétricos históricos, o bilhete de 1 viagem para adultos custa 5 euros e o bilhete para criança tem um custo de 3,5 euros.
Como utilizar o PAGAMENTO por leitura do QR CODE EXPRESS?
Para que os passageiros da STCP possam realizar o pagamento dos bilhetes adquiridos a bordo dos autocarros ou elétricos históricos, basta:
- ter a app MB WAY previamente instalada no telemóvel;
- apontar o dispositivo móvel para o QR CODE EXPRESS que se encontra na entrada da viatura, junto ao local de pagamento ao motorista/guarda-freio;
- selecionar a opção Pagamento;
- validar o preço, que confirma a compra do Bilhete de Bordo;
- apresentar o comprovativo da compra ao motorista.
O comprovativo da aquisição fica disponível no telemóvel do passageiro, em formato eletrónico, com a data e a hora da aquisição e a identificação do autocarro onde essa aquisição se efetuou para a devida prova de validade do mesmo.
Cada autocarro terá o seu próprio QR CODE EXPRESS devidamente numerado e identificado, para que o processo de verificação da validade do Bilhete de Bordo que é realizado pelos motoristas e/ou pelos Agentes de Fiscalização seja simples. Neste caso, o cliente apenas terá de apresentar no telemóvel o comprovativo.














