Se vive na cidade do Porto já deve ter reparado na falta do equipamento que constitui uma paragem. Em algumas paragens elas simplesmente… não existem. Ou melhor, existem mas sem o mobiliário urbano. Pois bem, está em curso a instalação de novos equipamentos de mobiliário urbano.
Todas as paragens da STCP estão a ser substituídas, que de acordo com a Câmara do Porto são “mais modernos e confortáveis”. Esta mudança acontece depois de terem acontecido cinco contratos de concessão, em março de 2022. A 18 de julho arrancou a mudança dos abrigos da STCP.
De acordo com a autarquia, “Os novos abrigos, dotados com tecnologias de informação e apoio aos utentes da rede de autocarros da cidade, assegurarão uma utilização mais inclusiva e equitativa”. Esta substituição não será apenas nos abrigos dos transportes da STCP mas também em MUPIs, painéis e outdoors. A sua conclusão está prevista no final do primeiro trimestre de 2023.
“A concessão do domínio público municipal para instalação, manutenção e exploração de publicidade em mobiliário urbano, dividida em cinco lotes, contempla várias tipologias: desde abrigos e suportes publicitários de pequeno formato, MUPI, MUPI sobreelevado e MUPI CMP, até aos suportes publicitários de médio formato do tipo Painel e suportes publicitários de grande formato do tipo Outdoor”, informa ainda a Câmara do Porto.
Esta concessão trará um retorno superior a 37 milhões de euros, afiança a Câmara do Porto.