“O Porto não é um lugar, é um sentimento”. A frase da autoria da célebre escritora Agustina Bessa-Luís inspirou a mais recente obra do projeto “Preencher Vazios”, situada no ViaCatarina Shopping. As escadas de acesso ao Piso 1, na entrada pela Rua de Santa Catarina, foram o palco escolhido para esta instalação artística.
A mensagem que enaltece a cidade e apela às emoções encontra-se em português e em inglês (“Oporto is not a place, it’s a feeling”) para chegar aos milhares de visitantes que passam pelo Centro diariamente.
A obra é assinada pela artista Joana de Abreu, natural de Valongo, e insere-se no seu projeto “Preencher Vazios”, que foi criado no âmbito do mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, mas continua ativo com o objetivo de transcender as fronteiras da arte convencional.
“O projeto pretende chamar a atenção para os pequenos detalhes que nos rodeiam diariamente, e surpreender os transeuntes com algo que não estavam habituados a ver durante o seu percurso, atribuindo pequenas mensagens de poetas portugueses”, explica Joana de Abreu, acrescentando que “é mais que uma intervenção artística”. Trata-se de instalações que apelam, simultaneamente, “para a necessidade de preservar o património azulejar português que tem sofrido uma perda progressiva de azulejos nos últimos anos”, completa.
Já a diretora do ViaCatarina Shopping, Ana Pinto, refere: “O apoio a artistas emergentes e a entidades locais de âmbito cultural é um pilar importantíssimo para o Centro que reforçamos de forma contínua, através de várias iniciativas. É, por isso, com grande entusiasmo que vemos nascer a nova instalação artística do ‘Preencher Vazios’, não só pela criatividade inerente – que certamente irá atrair o olhar dos visitantes e proporcionar novas experiências –, mas também pelo nobre objetivo com o qual foi criado pela Joana de Abreu.”

