Até 30 de junho, o Mercado Bom Sucesso coloca em destaque uma das tradições mais especiais da cidade do Porto: os balões de fogo que pintam o céu na altura do São João. Trata-se de uma exposição que reúne oito obras assinadas pelo mestre baloeiro Luciano Britto Gomes, revelando o saber artesanal.
Os balões gigantes prometem conquistar o olhar de todos os visitantes pelo seu design e dimensão, fruto da sabedoria de quem tem o São João nas pontas dos dedos e que, desde criança, é apaixonado por esta arte. Luciano Britto Gomes é natural do Brasil e começou a cortar, dobrar e colar papel para ajudar os irmãos, também eles baloeiros. Há sete anos mudou-se para Portugal, onde tem continuado a sua missão de preservar esta tradição.
É impossível falar em festas populares sem pensar também na gastronomia portuguesa. Neste ramo, o Mercado Bom Sucesso é um ponto de encontro para os melhores sabores, com uma série de propostas que satisfazem todos os gostos, e o mês de junho trouxe novidades fresquinhas. Uma delas é a Galinha do Mercado, onde é possível degustar o típico frango no espeto, suculento e douradinho, arroz de cabidela ou panadinhos de frango com arroz de tomate – tudo de confeção tradicional, que remete para a comida caseira de casa dos avós. Além disso, não faltam o pão de Padronelo, a broa de Avintes ou a linguiça para acompanhar, e uma vasta lista de sobremesas para terminar a refeição, nas qual se encontram o molotof e a tarte de lima.
A abertura do Alapa-te também marca este mês, no Mercado Bom Sucesso, e é a sugestão perfeita para quem não resiste às iguarias da Madeira e a uma deliciosa poncha. Do menu fazem parte propostas como lapas feitas em chapa de ferro, levadas à mesa regadas com sumo de limão e manteiga d’alho, o arroz com as mesmas, ou pregos em bolo do caco – com bife do lombo tenro e suculento, manteiga de alho, queijo e fiambre. O bolo do caco é outra das estrelas da casa, feito na hora, à frente dos clientes, que também podem optar por levar para casa.
A cereja no topo do bolo são os concertos agendados para as próximas duas semanas, no âmbito da agenda cultural “Há Música no Mercado”. Esta quarta-feira, pelas 20h00, o palco é de Ana Gomes, que apresenta fado com um twist tropical, enquanto na próxima semana, dia 27, atuam os Scorpius, num tributo imperdível para os fãs de Scorpions.