
Por muito que poupe mensalmente para o seu pé de meia, é normal que a qualquer momento possa surgir uma despesas avultada com a qual não estava a contar. E se por vezes a poupança o pode salvar destas surpresas, existem momentos em que o este “golpe” pode arruinar os seus projetos pessoais.
Então o que pode fazer para dar respostas a estes dissabores que obrigam a uma solução mais urgente?
Muitos portugueses optam por pedir um pessoal urgente, que é um financiamento que vai permitir resolver o problema com maior celeridade. De facto, em 2021, verificou-se um aumento de 11,5% nos pedidos de crédito ao consumo face a 2020.
E este aumento não surpreende, uma vez que a evolução tecnológica veio permitir que inúmeros processos, incluindo pedidos de crédito pessoal, passem a desenrolar-se online. Mas será possível pedir um empréstimo pessoal e ter o seu dinheiro imediatamente?
Está na altura de perceber.
O Que é Um Crédito Pessoal Urgente?
Antes de mais, é importante perceber que o crédito pessoal é o único tipo de empréstimo com uma resposta rápida. Isto acontece porque se trata de um financiamento com processos menos burocráticos e tetos máximos mais baixos.
Ora, ao longo da sua vida é normal que se depare com imprevistos financeiros que originam dívidas que precisam de ser saldadas com rapidez.
É nestes momentos que os créditos pessoais urgentes podem ser uma ajuda valiosa. São financiamentos com concessões menos exigentes e que não obrigam a apresentação de tantos documentos como noutros tipos de empréstimos.
Isto significa que não terá de apresentar orçamentos comprovativos de despesas, por exemplo.
Adicionalmente, já existem várias entidades financeiras que permitem que este tipo de produtos sejam contratados 100% online, muitos deles através das aplicações de homebanking. A tecnologia permite que se possa pedir um crédito pessoal através da internet, com recurso à assinatura digital e à submissão de documentos online.
Por tudo isto, e por serem menos burocráticos, têm tempos de aprovação mais rápidos. Em alguns casos, o seu empréstimo pessoal pode ser aprovado e creditado na sua conta no espaço de apenas 48 horas úteis.
Que Créditos Pessoais Urgentes Existem no Mercado?
Neste universo dos créditos rápidos online, é possível encontrar mais do que um tipo de financiamento célere.
No entanto, existem algumas diferenças entre as opções e é importante que as conheça para ser capaz de escolher a mais adequada ao seu caso específico:
- Créditos Pessoais Online
- Linhas de Crédito
Em primeiro lugar, importa falar dos créditos pessoais online, que podem ter diversas finalidades. São empréstimos com valores máximos generosos, que podem atingir os 75.000€, e que lhe permitem ter a totalidade do dinheiro no momento da concessão.
Por outro lado, as linhas de crédito são um pouco diferentes, já que se assemelham a um cartão de crédito. Após a definição do montante máximo do seu financiamento, vai recebendo o dinheiro à medida que for precisando dele. Depois, só tem de saldar a sua dívida e ir utilizando o dinheiro sempre que necessário.
Em qualquer um dos casos, pode subscrever os produtos à distância. Ambos têm processos online, pelo que são rápidos e bastante mais simples do que se tivesse de se deslocar a um balcão.
Como Escolher o Melhor Crédito Pessoal Urgente Online?
Agora que já conhece as opções de financiamento urgente que tem à sua disposição, é importante saber como escolher a mais correta para o seu caso.
Felizmente, hoje em dia não tem de investir todo o seu tempo livre nesta busca e nem sequer tem de tomar uma decisão sozinho. Pode contar com a ajuda de simuladores online que lhe permitirão obter várias ofertas personalizadas para os seus objetivos.
Ao ter acesso a várias propostas poderá conseguir taxas de juro mais baixas e, consequentemente, um Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC) mais em conta. Desta forma, paga menos pelo crédito.
Mas então que dicas deve seguir para garantir que faz o melhor negócio possível?
1. Escolha uma entidade registada no Banco de Portugal
Infelizmente, existem inúmeros esquemas fraudulentos quando o assunto são créditos. Promessas de rapidez e flexibilidade podem vir acompanhadas por taxas de juro altíssimas ou burlas, pelo que atenção redobrada deve ser uma prioridade.
Para evitar este tipo de problemas, o melhor será optar por uma entidade financeira ou intermediário de crédito certificados pelo Banco de Portugal. Esta escolha poderá salvá-lo de problemas futuros.
2. Comparar, comparar, comparar
Não caia na tentação de avançar com a primeira oferta que receber. Deve fazer a sua pesquisa e fazer várias simulações para receber diferentes propostas de crédito. Depois, só tem de analisar atentamente todas as opções, fazer as devidas comparações e escolher a melhor.
Também pode optar por recorrer a um intermediário de crédito registado no Banco de Portugal, que fica responsável por esta análise e o apoia na sua escolha. Este serviço é gratuito, pelo que pode obter as suas simulações sem custos.
3. Consulte as FIN
A Ficha de Informação Normalizada (FIN) é um documento associado a qualquer crédito, que lhe permite saber todas as condições e encargos associados ao empréstimo. Na FIN encontra os dados referentes à entidade financeira e os custos associados ao crédito (incluindo a TAN e a TAEG).
4. Não peça valores excessivos
A tentação de pedir um valor demasiado elevado pode ser grande, mas não se deixe levar. Se precisa de um crédito urgente, deve ter um pensamento responsável e fazer o possível para que a entidade em causa aprove o seu pedido. Essa aprovação depende também do valor do pedido, uma vez que valores exagerados requerem maior escrutínio e podem não ir ao encontro da sua situação financeira.