
Atualmente assistimos a uma mudança de paradigma em que a grande transformação passa pelo mundo digital. Com cada vez mais recrutadores à procura deste tipo de talento, e com escassez de profissionais nesta área, surge uma oportunidade para mudar de carreira.
As tecnologias da informação são algo que se estende a todos os setores, como comércio, indústria, agricultura e serviços e não é de admirar que seja das profissões mais bem remuneradas do mercado. Talvez por isso, os salários na indústria tecnológica portuguesa tenham crescido 36,5% em 2022, em comparação com o salário médio do ano anterior. Este aumento sem precedentes deixa o salário médio anual bruto destes profissionais nos 44.449 euros.
Recentemente, são muitos os profissionais que procuram uma mudança de carreira, em parte motivados pela possibilidade de trabalharem remotamente e poderem ter uma vida mais ajustada às suas necessidades, mas nem sempre é fácil mudar.
Se está a pensar iniciar uma carreira de programador, saiba o que pode fazer para que esse processo seja menos sinuoso.
Invista em formação
Investigue quais as ofertas formativas que melhor se adaptam à sua escolha e tire um curso. Conforme dissemos anteriormente, irá precisar de entender os fundamentos e praticar muito. Mas não só a prática é importante, a teoria também irá ajudar a que consiga entender melhor os conceitos e aplicá-los da melhor forma.
A Wild Code School, com o seu Bootcamp Programação, oferece uma formação intensiva de 3 meses. Focado numa pedagogia baseada na realização de projetos, durante o bootcamp os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em desafios em contexto real – hackathons e projetos com os seus parceiros. Os alunos são acompanhados por uma equipa de career specialists que acompanham o aluno no desenvolvimento das soft skills necessárias para o mercado atual. O bootcamp é direcionado para maiores de 18 anos e não tem pré-requisitos de programação. Atualmente conta com uma taxa de sucesso na colocação profissional de 82% e 94% de taxa de sucesso na certificação.
Investigue e decida o seu caminho
Quando entra na área da programação, são muitos caminhos que pode seguir. Recomendamos que investigue as várias possibilidades, que podem ir desde o Backend, Frontend, Full Stack ou até mesmo mobile. Se não sabe qual opção escolher, dedique-se a pesquisar quais as saídas do mercado, quais as posições com maior número de vagas, quais as remunerações para cada posição e também aquela que acha que melhor se adapta a si e o que gostaria de fazer.
Experimente
Depois de perceber quais os caminhos possíveis, experimente os que acha que mais se adaptam a si. Hoje em dia existem tutoriais online sobre diversas tecnologias que poderão ajudá-lo a ter uma visão mais clara e a tomar uma decisão.
Trace um objetivo
Como as opções são vastas, defina um objetivo. Pode começar por definir quanto tempo irá disponibilizar para a pesquisa e investigação. Divida esse tempo entre as diferentes áreas que gostaria de aprofundar. Faça um plano de estudos, em que define quanto tempo por dia pode dispensar para cada tecnologia.
Entenda os fundamentos
Cada linguagem de programação tem os seus fundamentos. Entenda como as coisas funcionam em vez de simplesmente ir memorizando comandos. Aprender programação é como aprender um novo idioma. É necessário tempo, vocabulário, dedicação e prática.
Participe em fóruns
Hoje em dia, existem imensos fóruns onde poderá tirar dúvidas ou obter informações sobre os temas que lhe interessam. Os fóruns também poderão dar algumas pistas sobre as áreas ou linguagens com maior procura.
Pratique o que aprendeu
Após adquirir conhecimento, procure novos projetos, pode começar por falar com a sua rede de contactos ou até criar um projeto pessoal. Pode criar uma app, um site ou um serviço automatizado. Inicialmente poderá ser desafiante, mas trará os seus frutos. O mais importante é que pratique e vá ganhando confiança com as linguagens de programação e confiança no seu trabalho.
Não desista
Como irá aprender novas linguagens, poderá sentir-se inseguro. Não desista, pode demorar um pouco até que se sinta confortável neste novo percurso, mas o mais importante é ultrapassar as dificuldades iniciais. Ao mudar de área, é comum achar que a programação é difícil apenas pelo fato de ser diferente daquilo a que estava acostumado.














