Hoje, terça-feira, o tradicional cortejo da Queima das Fitas regressa às ruas do Porto, a partir das 14h01 mas num percurso bem mais curto, devido às obras da nova linha de metro. A descida do cortejo pela Rua dos Clérigos, que habitualmente era feita, este ano isso não irá acontecer.
O desfile irá percorrer um trajeto de cerca de 750 metros. “O alinhamento dos carros será feito na Rua de Camões, próximo ao Hospital de Santa Maria, e os estudantes concentram-se na Praça da República, juntando-se ao cortejo através da Rua de João das Regras (paralela à Rua de Gonçalo Cristóvão)”, informa a autarquia em comunicado.
Depois o cortejo “descerá a Rua de Camões para a tradicional tribuna que volta a estar situada na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto. Findo o cortejo, os carros dos diferentes cursos serão encaminhados para o Palácio de Cristal, através do túnel de Ceuta”, informa ainda a Câmara do Porto.
O município estima que cerca de 400 mil pessoas se dirijam à Baixa da cidade para assistirem ao cortejo. Devido a esse facto, os principais acessos vão estar condicionados.