- publicidade -
SociedadeCartões de crédito: queixas por phishing disparam 130%

Cartões de crédito: queixas por phishing disparam 130%

-

- publicidade -

Desde o início do ano até 15 de julho, as queixas gerais relacionadas com cartões de crédito e pagamentos duplicaram face a 2020, uma subida que foi transversal a todas as entidades inseridas nesta categoria (Cartão Universo, Cartão WiZink, Cartão Revolut e Cartão Cyrana)

O Portal da Queixa recebeu 943 reclamações dos consumidores relacionadas com cartões de crédito e pagamentos. Entre 1 de janeiro e 15 de julho deste ano, verificou-se um crescimento de 130%, face ao período homólogo, onde foram registadas apenas 404 reclamações. Um dos principais motivos que fez disparar as reclamações dos consumidores refere-se aos ataques por phishing. A WiZink é a marca mais visada por estes esquemas de fraude. 

A situação pandémica e as medidas de confinamento que assolaram o país potenciaram a exposição do tempo em ambiente digital e o crescente recurso ao comércio eletrónico. Um dos resultados foi o incremento do cibercrime, nomeadamente, com a explosão do número de crimes relacionados com o uso fraudulento de cartões de crédito. Uma realidade que tem sido evidenciada através dos vários casos reportados pelos consumidores junto do Portal da Queixa. 

De acordo com a análise feita pela maior rede social de consumidores de Portugal, desde o início do ano até 15 de julho, as queixas gerais relacionadas com cartões de crédito e pagamentos duplicaram face a 2020, uma subida que foi transversal a todas as entidades inseridas nesta categoria (Cartão Universo, Cartão WiZink, Cartão Revolut e Cartão Cyrana). Este ano, o principal alerta vai para o aumento exponencial das reclamações relacionadas com phishing, e os prejuízos causados pela alegada falta de segurança na utilização dos cartões de crédito.  

A análise revela que, depois do elevado número de casos identificados com o Cartão Universo – que resolveu cerca de 80% das reclamações registadas no Portal da Queixa -, o Cartão WiZink é o mais recente visado destes esquemas de fraude. O aumento e gravidade dos casos reportados originaram mesmo a criação – por parte dos consumidores utilizadores do Portal da Queixa -, de um grupo online intitulado “Lesados WiZink”, que já conta com 25 pessoas que, alegadamente, entre abril e maio, perderam 130 mil euros nos cartões de crédito WiZink.  

Leia de seguidarelacionados
Recomendamos para si

Últimas Notícias

SonicBlast Fest quase a arrancar na Praia da Duna do Caldeirão

A 10ª edição do SonicBlast Fest arranca esta semana, de 11 a 13 de agosto, na Praia da Duna...

Segundo dia do Miss Prio Cup e declarações de Carolina Santos

As imagens do segundo dia do Miss Prio Cup e as declarações da vencedora Carolina Santos.

Complexo Desportivo dos Montes da Costa, em Ermesinde, reabriu totalmente renovado

O Complexo Desportivo dos Montes da Costa, em Ermesinde, foi totalmente requalificado pela Câmara Municipal de Valongo passando a...

“EntreLinhas – Festa do Ferroviário” nasce em Ermesinde pela mão da Câmara de Valongo para promover o património material e imaterial ligado à ferrovia...

O concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde...
- publicidade -

Carolina Santos estreia-se a vencer no Nacional e é a Miss Prio Cup 2022

Carolina Santos, do Surf Clube de Viana (SCV), é a nova MISS PRIO CUP, após vencer a conceituada Camilla...

Leitura Obrigatória

- publicidade -