16.7 C
Porto
Quinta-feira, Julho 22, 2021
- publicidade -
SociedadeCartões de crédito: queixas por phishing disparam 130%

Cartões de crédito: queixas por phishing disparam 130%

-

- publicidade -

Desde o início do ano até 15 de julho, as queixas gerais relacionadas com cartões de crédito e pagamentos duplicaram face a 2020, uma subida que foi transversal a todas as entidades inseridas nesta categoria (Cartão Universo, Cartão WiZink, Cartão Revolut e Cartão Cyrana)

O Portal da Queixa recebeu 943 reclamações dos consumidores relacionadas com cartões de crédito e pagamentos. Entre 1 de janeiro e 15 de julho deste ano, verificou-se um crescimento de 130%, face ao período homólogo, onde foram registadas apenas 404 reclamações. Um dos principais motivos que fez disparar as reclamações dos consumidores refere-se aos ataques por phishing. A WiZink é a marca mais visada por estes esquemas de fraude. 

A situação pandémica e as medidas de confinamento que assolaram o país potenciaram a exposição do tempo em ambiente digital e o crescente recurso ao comércio eletrónico. Um dos resultados foi o incremento do cibercrime, nomeadamente, com a explosão do número de crimes relacionados com o uso fraudulento de cartões de crédito. Uma realidade que tem sido evidenciada através dos vários casos reportados pelos consumidores junto do Portal da Queixa. 

De acordo com a análise feita pela maior rede social de consumidores de Portugal, desde o início do ano até 15 de julho, as queixas gerais relacionadas com cartões de crédito e pagamentos duplicaram face a 2020, uma subida que foi transversal a todas as entidades inseridas nesta categoria (Cartão Universo, Cartão WiZink, Cartão Revolut e Cartão Cyrana). Este ano, o principal alerta vai para o aumento exponencial das reclamações relacionadas com phishing, e os prejuízos causados pela alegada falta de segurança na utilização dos cartões de crédito.  

A análise revela que, depois do elevado número de casos identificados com o Cartão Universo – que resolveu cerca de 80% das reclamações registadas no Portal da Queixa -, o Cartão WiZink é o mais recente visado destes esquemas de fraude. O aumento e gravidade dos casos reportados originaram mesmo a criação – por parte dos consumidores utilizadores do Portal da Queixa -, de um grupo online intitulado “Lesados WiZink”, que já conta com 25 pessoas que, alegadamente, entre abril e maio, perderam 130 mil euros nos cartões de crédito WiZink.  

Leia de seguidarelacionados
Recomendamos para si

Últimas Notícias

Moreirense recebe Rodrigo Conceição por empréstimo

É oficial! O Moreirense oficializou, esta quinta-feira, a contratação de Rodrigo Conceição. O filho de Sérgio Conceição vai reforçar...

Pagamento por contactless disponível no Metro do Porto e na STCP

Está disponível, a partir de hoje, o pagamento por contactless nos transportes públicos do Porto. Desta forma, vai poder...

Câmara lança concurso para elevador que ligará o Palácio de Cristal à Rua da Restauração

Os portuenses e os turistas vão ter um elevador que irá ligar os Jardins do Palácio de Cristal à...

27 candidatos de todo o mundo para projetar a nova ponte sobre o Rio Douro

Chegaram de "todos os cantos do mundo" os candidatos a projetarem a nova ponte sobre o Rio Douro, informou...
- publicidade -

Varela regressa ao FC Porto e vai ser capitão da equipa B

O FC Porto oficializou esta terça-feira Silvestre Varela como jogador do FC Porto B Com 36 anos, o extremo de...

Gaia: Obras para o metrobus avançam na Avenida Vasco da Gama

Tendo como base o compromisso de redução do consumo energético, e respetiva diminuição de emissões de CO2, a Câmara...

Leitura Obrigatória

Varela regressa ao FC Porto e vai ser capitão da equipa B

O FC Porto oficializou esta terça-feira Silvestre Varela como...

Moreirense recebe Rodrigo Conceição por empréstimo

É oficial! O Moreirense oficializou, esta quinta-feira, a contratação...
- publicidade -