A Câmara do Porto vedou, esta terça-feira, o antigo edifício da Direção de Recrutamento Militar, que se encontra ao abandono, apesar de estar sob a alçada do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
Esta decisão da autarquia é uma reação às queixas apresentadas pelos moradores daquela zona da cidade (junto à estação de metro da Casa da Música) na reunião do Conselho Municipal de Segurança, da passada sexta-feira. Isto porque, da forma como está o edifício permite que haja grande insegurança para todos.

“Chegamos à conclusão que a melhor forma que temos [de resolver o problema] é isolar este espaço até que o IHRU o reabilite. Quando o reabilitar, com certeza que a partir daí a situação será diferente”, afirmou Rui Moreira, presidente da autarquia que esteve presente no local durante os trabalhos.
Para além da vedação feita em torno do edifício por parte da Proteção Civil, fez também a limpeza dos espaços públicos, outro dos problemas apontados pela população. A razão para tudo isto é o facto de ali pernoitar um grupo de pessoas que faz da via pública casa de banho, casa e por ai fora.

Até sexta-feira, as autoridades “estarão ainda a cortar a vegetação e os arbustos nos espaços circundantes ao prédio, com vista a eliminar as zonas utilizadas como esconderijos para ocultar lixo e para necessidades fisiológicas. Está ainda a ser feita a desratização da rede pública de águas residuais nas imediações do local, tendo em conta os relatos dos moradores para a existência de ratos na via pública”, informa a autarquia.

