A reabilitação do Brasília vai mesmo acontecer. O arranque das obras é feito precisamente hoje, segunda-feira, pelas 17h30, momento em que se inicia a primeira fase da intervenção. A ideia é transformar o edifício num Shopping de comércio de rua.
O conhecido centro comercial instalado na Rotunda da Boavista foi inaugurado em 1976 e recebeu autênticas romarias por ter sido o primeiro na Península Ibérica a ter escadas rolantes.

O Brasília teve sempre muito movimento, com os espaços todos ocupados e de diferentes negócios. Nos meados da década de 1990, o espaço começou a perder para outros espaços mais modernos, maiores e com outras valências.

Este projeto de renovação é da autoria do Arquiteto João Ferros e vai permitir “trazer o Brasília para o século XXI”, avisa em comunicado a administração do Brasília, adiantando ainda que “o espaço vai ser inteiramente renovado, com uma imagem mais atraente e sobretudo mais eficiente. Novos espaços vão nascer, todos os sistemas de iluminação vão ser refeitos, o que aliado aos painéis fotovoltaicos, permite uma maior eficiência energética do edifício”.

Estas obras vão ser feitas de forma a que os comerciantes continuem a trabalhar, visto ser um processo por fases e a intervenção será feita apenas no interior do edifício. Existem 253 frações, estando apenas ocupadas 190. O objetivo é ter o Brasílio com todas as lojas ocupadas.
De acordo com o Porto Canal, as obras no interior do edifício estão orçadas em cerca de 530 mil euros.

