
O preço do bilhete de “1 viagem” para adultos que pode ser adquirido nos elétricos históricos do Porto vai aumentar. A partir do dia 1 de outubro vai passar a custar 5 euros (até aqui custava 3,5€) e o bilhete de “2 viagens” também aumenta para 7 euros.
A informação é avançada no site da Câmara do Porto, que também indica que o preço de 3,5 euros para crianças até aos 12 anos. A justificação dada aponta para “a relevância da sustentabilidade deste serviço e também considerando o alinhamento de preçários com serviços similares”.
A autarquia cita ainda a STCP, afirmando que este “ex-libris da cidade continua a fazer parte da vida dos portuenses e a encantar todos aqueles que visitam a Invicta” e que os níveis de procura têm aumentado ao longo dos últimos tempos, “como consequência do crescimento acentuado do turismo na cidade”.
As assinaturas mensais Andante Porto., Metropolitano ou as zonas PRT1 e/ou PRT2 continuam a ser válidas nos elétricos e que por isso os seus utilizadores não terão custos acrescidos. O bilhete para dois dias, comprado a bordo, continua nos 10 euros para adultos e cinco euros para crianças.
O Global News Portugal ouviu alguns utilizadores de transportes na cidade do Porto e todos apontam o turismo como a causa para estes preços. Paulo Pinto diz que “o Porto atualmente é só para turistas, quando eles forem embora que venham pedir ajuda”. Já Pedro Oliveira diz que “a cidade é quase toda para os turistas”. Rui adianta que “o Porto é basicamente um parque temático para turistas”.
A Câmara do Porto indica que a STCP mantém sete elétricos em plena atividade de serviço público. Mas o que é facto, devido às obras da rede do metro do Porto a Linha 18 (Carmo – Passeio Alegre) está suspensa temporariamente, tal como a Linha 22, que liga o Carmo à Trindade, mas esta está suspensa desde novembro de 2021. A única que está em funcionamento é a Linha 1, que liga o Infante ao Passeio Alegre.
A STCP tem como acionista maioritário o município do Porto. Os outros cinco concelhos onde a STCP opera compõem também a administração.