InícioSociedadeAssociação de Comerciantes do Porto condenada por fraude na obtenção de subsídios

Associação de Comerciantes do Porto condenada por fraude na obtenção de subsídios

Published on

Foram condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa, o ex-presidente da Associação de Comerciantes do Porto, Nuno Camilo e a antiga tesoureira Ana Luz, informou este domingo a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

O Tribunal considerou provado que a Associação, “através dos seus representantes, entre 2009 e 2010, candidataram-se a programa de incentivo MODCOM – promovido pelo IAPMEI – para ações de animação sociocultural, alegando um investimento global no valor de €399.432,00 – sabendo que não dispunha de capacidade financeira para cumprir com a obrigação de suportar 40% do capital do projeto.

“Para ficcionar o investimento e esgotar os montantes elegíveis, os arguidos serviram-se de uma sociedade que constituíram para esse fim, através da qual empolaram os valores faturados, criando um circuito documental e financeiro entre as duas (associação e sociedade), que depois apresentaram como justificativo de despesa, obtendo o pagamento das respetivas prestações do projeto como se, efetivamente, tivessem suportado a parte que à Associação cabia”, explicou a Procuradoria em comunicado.

Nuno Camilo e Ana Luz foram ainda condenados ao pagamento de uma multa ao Estado de 164 mil euros, valor correspondente à vantagem da atividade criminosa, ou seja, ao valor do subsídio fraudulentamente concedido”, pode ler-se no mesmo comunicado da Procuradoria.

O Treibunal do bolhão condenou ainda a Associação dos Comerciantes do Porto ao pagamento de uma multa de 1500 euros, informou o mesmo comunicado.

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...