Decorreu na noite desta segunda-feira a sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, onde foi discutida a mobilidade na cidade, assunto esse solicitado pela CDU. Desta assembleia ficou aprovado abordar o Governo a isentar, por um período de um ano, de forma experimental, o pagamento de portagens na A41-CREP para veículos pesados e cobrar taxas de portagens na VCI.
Rui Sá, deputado pela CDU defendeu a abolição das portagens na A41-CREP (Circular Regional Externa do Porto), mas pretende abordar o Governo a isentar por um ano, de forma experimental, essas mesmas portagens e verificar o impacto verificado dessa mesma medida.
O deputado da CDU disse que a abolição das portagens “não é suficiente” para resolver os problemas de trânsito da VCI e defendeu outras medidas, como meios de emergência.
A moção de isentar as portagens a todos os veículos pesados de mercadorias que passem pela A41-CREP e desafiarem o Governo a aplicar taxas de portagens na VCI a todo o tráfego que apenas atravessa essa via, foi apresentada pelo movimento “Rui Moreira: Aqui Há Porto” e foi aprovada com um voto contra de um deputado do PS, a abstenção do BE e de três deputados independentes. Todo o trânsito que tem como destino a cidade do Porto, esse estará isento do pagamento de portagens na VCI.