14.5 C
Porto
Domingo, Fevereiro 28, 2021
- publicidade -
Sociedade 500 contentores vão ser instalados pela Porto Ambiente para...

500 contentores vão ser instalados pela Porto Ambiente para a recolha de resíduos orgânicos

-

- publicidade -

Vão ser instalados cerca de 500 contentores de proximidade na cidade do Porto e quem o vai fazer é a Porto Ambiente. O objetivo é a recolha de resíduos orgânicos junto de mais de 50% da população do município.

A empresa municipal Porto Ambiente “vai disponibilizar a todas as habitações envolvidas pequenos contentores de 7 litros para separação dos resíduos orgânicos. Cada uma, receberá um cartão de acesso aos contentores de proximidade que serão instalados”, refere o sitio na internet da Câmara do Porto.

O objetivo da empresa municipal “é que este novo sistema abranja cerca de 60.000 alojamentos, estimando-se a recolha de mais de 6500 toneladas/ano de resíduos orgânicos”.

Esta estratégia de recolha de resíduos foi apresentada num seminário sobre gestão de resíduos promovido pela rede Eurocities, em formato online. É uma rede que integra 140 cidades europeias, de mais de 30 países. A Câmara do Porto assumiu, pela segunda vez, a liderança do Fórum do Ambiente do Eurocities até 2022.

Esta ação de instalar cerca de 500 contentores de proximidade, com apoios de fundos europeus, junta-se a uma outra já implementada, de recolha de resíduos orgânicos porta-a-porta “em estabelecimentos comerciais e em zonas residenciais de habitação unifamiliares”.

De acordo com o mesmo comunicado, “só os resíduos orgânicos representam cerca de um quarto (23%) dos resíduos domésticos produzidos que não estão a ser valorizados”.

Recolha de resíduos verdes

No mesmo seminário foi ainda feita referência à estratégia de recolha de resíduos verdes na cidade do Porto. Esta ação tem vindo a ser alargada com o envolvimento de instituições da cidade. Até porque “os resíduos verdes representam 13% dos resíduos indiferenciados produzidos anualmente que não estão a ser convenientemente tratados”.

O objetivo primordial, sublinha o mesmo comunicado, “passa por aumentar a quantidade de resíduos orgânicos e resíduos verdes recolhidos, em linha com o compromisso assumido pela Câmara do Porto”.

Alexandre Bernardo
Alexandre Bernardohttps://www.globalnews.pt
Formado na Escola Superior de Jornalismo, no Porto, registou o Global News em 2015, como órgão de comunicação social online. Passou por vários meios de comunicação, como o Primeiro de Janeiro, Jornal Motor, Norte Desportivo e Regiões TV.

Leia de seguidarelacionados
Recomendamos para si

Últimas Notícias

E-Gestão T1 E9 – convidado José de Matos

José de Matos é Secretário-geral da APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção. O tema de...

54 segundos de defesas de Alfredo Quintana para recordar

Agora temos uma missão: contar a quem não viu as histórias, as defesas, os jogos e o privilégio que...
- publicidade -

Alfredo Quintana faleceu

Alfredo Quintana faleceu esta sexta-feira, às 12h00, no Hospital de São João. A notícia foi avançada em comunicado, no...

Leitura Obrigatória

- publicidade -