- publicidade -

A livraria portuense, que foi aberta em 1906, é uma das principais atrações turísticas do Porto (também por causa do mito associado “Harry Potter”), reabriu hoje a 30 de Maio de 2020, após ter sido forçada a fechar portas durante a pandemia do Covid-19 por medidas de segurança. É considerada uma das livrarias mais belas do mundo e este regresso serve de uma tentativa de voltar à actividade normal também assinalada com a oferta de um mês de visitas gratuitas e acompanhadas. 

A livraria aproveitou o tempo em que esteve de portas fechadas para fazer obras de conservação e restauro. Na realidade, a livraria não parou completamente, pois tem estado a funcionar com um “drive thru” onde quem quisesse comprar um livro não precisava de sair do carro. O anúncio da reabertura surge depois de, na semana passada, J. K. Rowling ter revelado na sua conta de Twitter que o espaço emblemático não serviu de inspiração para “Harry Potter”, ao contrário do que se acreditava. A escritora mudou-se para a cidade portuguesa em 1991, onde viveu três anos e escreveu vários rascunhos e textos iniciais da obra de fantasia.

- publicidade -
Artigo anteriorLIVE: Los Angeles assiste a manifestações
Próximo artigoManifestações: polícia de Los Angeles a tomar providências
Avatar
Diogo Baptista, natural da cidade do Porto, desenvolveu os seus estudos, inicialmente, na área do Design Gráfico e Produção Gráfica Digital e, posteriormente, em Fotografia e Comunicação Audiovisual. Trabalha na área do fotojornalismo e fotografia documental, onde já colaborou ou viu o seu trabalho publicado em agências e órgãos de comunicação social, nacionais e internacionais, como Jornal Público, Visão, Agência LUSA, Globalnews.pt, The Guardian (UK); Daily Mail (UK); Rolling Stone (EUA); CBS (EUA); entre outros. Foi nomeado como jovem revelação na primeira edição do concurso de fotografia promovido pelo Municipio do Barreiro (2014), obteve uma mensão honrosa no concurso do International Photo Award 2019 (IPA) na categoria “Moments” – ONESHOT: STREET PHOTOGRAPHY (Perfect Places & Timing) - com uma fotografia feita durante uma viagem pela Europa, e em 2020 foi nomeado como SHORTLIST Photographer na categoria Discover no concurso SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS com o seu trabalho realizado em Espanha sobre o festival Rapa das Bestas 2019 – “Black Beast”.