InícioPortugal FashionPortugal Fashion seguirá orientações da DGS e cancelou desfile do italiano Gilberto...

Portugal Fashion seguirá orientações da DGS e cancelou desfile do italiano Gilberto Calzolari

Published on

Em nota enviada às redações, a organização do Portugal Fashion assegura que está a “trabalhar com as autoridades de saúde no sentido de evitar a disseminação do COVID-19”, durante todo o evento. Uma das atitudes tomadas foi o cancelamento do desfile do italiano Gilberto Calzolari, “uma vez que este jovem criador e a sua equipa de produção são oriundos de uma área com transmissão comunitária ativa do COVID-19”, informa.

A organização avisa ainda que se o número de afetados pelo COVID-19 aumentar em Portugal, “o Portugal Fashion pondera restringir o acesso aos desfiles ou mesmo decidir pela sua realização à porta fechada, assegurando a respetiva transmissão on-line”.

Será a 46ª edição nacional do Portugal Fashion, agendada para os dias 12, 13 e 14 de março na Alfândega do Porto.

Leia o comunicado com as medidas já tomadas:

1 – O Portugal Fashion encontra-se a trabalhar com as autoridades de saúde no sentido de evitar a disseminação do COVID-19, durante o evento. 

2 – Como os seus desfiles reúnem habitualmente várias centenas de pessoas no mesmo espaço e ao mesmo tempo, o Portugal Fashion vai seguir escrupulosamente as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) no que respeita à organização de eventos públicos ou de massas. Para tanto, está a preparar um plano de contingência que, conforme recomenda a DGS, contempla o diagnóstico e o encaminhamento de casos suspeitos de COVID-19 durante o evento, em articulação com os serviços de saúde local e de saúde publica. 

3 – O Portugal Fashion compromete-se a assegurar a existência de equipamentos e / ou instalações adequadas para a adoção de boas práticas de higiene, a limpar regularmente as superfícies potencialmente infetáveis, a reforçar as recomendações sobre higienização das mãos e de etiqueta respiratória, a garantir um stock de máscaras cirúrgicas para o eventual aparecimento de pessoas com febre ou sintomas respiratórios, entre outras medidas preventivas. Tudo isto em estreita articulação com as autoridades de saúde.

4 – Vamos também recomendar aos nossos convidados e ao staff técnico do Portugal Fashion para não comparecerem no evento se estiverem doentes ou tiverem estado em contacto com casos confirmados de COVID-19 ou, ainda, numa área com transmissão comunitária ativa nos 14 dias anteriores à data dos desfiles.     

5 – Para minimizar o potencial de propagação do COVID-19 num evento que concentra pessoas de vários pontos do mundo (quer na assistência, quer entre o staff técnico), o Portugal Fashion decidiu tomar já um conjunto de medidas preventivas. Lamentamos, por isso, informar que o desfile do italiano Gilberto Calzolari foi cancelado, uma vez que este jovem criador e a sua equipa de produção são oriundos de uma área com transmissão comunitária ativa do COVID-19.

6 – O Portugal Fashion não prevê tomar mais medidas que condicionem a regular funcionamento do evento. Mas, em caso de agravamento do número de infetados pelo COVID-19 em Portugal e se as autoridades de saúde assim o recomendarem, o Portugal Fashion pondera restringir o acesso aos desfiles ou mesmo decidir pela sua realização à porta fechada, assegurando a respetiva transmissão on-line.   

últimos artigos

Há um novo spot instagramável com arte no Porto com azulejos e poesia

“O Porto não é um lugar, é um sentimento”. A frase da autoria da...

Queima das Fitas do Porto com cartaz completo

Ao longo de oito dias, a Queima das Fitas do Porto vai apresentar alguns...

Queda de árvore interrompe circulação do metro em Vila Nova de Gaia

Eram 16:25 quando a circulação do metro entre as estações da Câmara de...

Em 2023, o Parque Biológico de Gaia aumentou números de visitantes

No ano em que o Parque Biológico de Gaia assinalou quatro décadas de vida,...

mais artigos

Há um novo spot instagramável com arte no Porto com azulejos e poesia

“O Porto não é um lugar, é um sentimento”. A frase da autoria da...

Queima das Fitas do Porto com cartaz completo

Ao longo de oito dias, a Queima das Fitas do Porto vai apresentar alguns...

Queda de árvore interrompe circulação do metro em Vila Nova de Gaia

Eram 16:25 quando a circulação do metro entre as estações da Câmara de...