Visão elevada sobre um dos pavilhões na Web Summit 2019. Global News Portugal.
- publicidade -

Ao dia 3 do evento há duas coisas que estão destinadas a acontecer:

  1. Acreditamos que somos os suprassumos e sabedores de tudo o que se passa à nossa volta, e não há canto do recinto que não tenha sido calcorreado por nós;
  2. Os nossos pés discutem connosco como duas velhas solteironas a discutir em que episódio da Anatomia de Grey é que o McDreamy aparece mais “dreamy”. Estão a ver, certo?

Na realidade a coisa vai mais ou menos assim:

Entramos no recinto e alguns dos seguranças e voluntários já nos tratam pelo nome e nos dizem bom dia com um sorriso nos lábios. Os habituais “badge scans” são até um pouco ignorados (provavelmente o dispositivo já deve estar a entrar em reboot depois da milionésima vez – naquele dia – que lê o mesmo badge) e somos muito mais seletivos com aquilo que vamos efetivamente acompanhar ou ignorar, optando por dar mais uma volta ao recinto de exposição, à procura de algum projeto entusiasmante para abordar, e entrevistar.

Assim, depois da dose recomendada de cafeína, que é como quem diz: muita, lá colocamos os pés no terreno, e as mochilas às costas, para perscrutar o recinto e falar com mais algumas startups e projetos que encontrássemos pelo caminho.

Web Summit 2019 - stand da Santa Casa da Misericórdia - GlobalNews Portugal
Foto: Gilberto Pereira

Demos de caras com um stand da Santa Casa da Misericórdia, o que nos despertou a curiosidade na medida em que seria necessário perceber o propósito da presença de uma entidade com a génese que tem a SCM, num evento de cariz tecnológico. E ainda bem que o fizemos. Sob a égide da Santa Casa da Misericórdia, ficamos a conhecer a Casa do Impacto, uma incubadora de empresas, de cariz social que trouxe até ao evento algumas das empresas que se encontram atualmente a incubar na Casa e que, de facto, se apresentavam com uma forte componente tecnológica para a intervenção social, que se encaixava perfeitamente no evento. Querem saber mais? Então vão ter mesmo que ver o vídeo da entrevista que fizemos naquele espaço.

Ficamos a conhecer a Hug-a-Group, que desenvolveu uma plataforma que permite a criação e monitorização de grupos de apoio – algo semelhante aos Alcoólicos Anónimos, por exemplo – moderados por psicológicos e que permitem uma aproximação de pessoas que necessitam de ajuda e que pelas mais diversas razões não conseguem obter este tipo de apoio num espaço físico, e próximo de si.

Conhecemos também a SpotGames, que utiliza um processo de gamification, personalizado, para ajudar alunos, que são identificados pelas escolas como estando em risco de chumbar o ano, ou chumbar a algumas disciplinas, a recuperar as suas notas e evitar esse chumbo.

Tivemos ainda a oportunidade de nos juntar a outros órgãos de comunicação, numa visita ao centro de operações das comunicações na zona da Web Summit (Altice Arena e FIL) onde, guiados pelo presidente da Altice, Alexandre Fonseca, ficamos a conhecer melhor a forma como é gerida e garantida a ligação de internet, e telecomunicações em todo o evento e também obter alguma informação relativamente ao estado das telecomunicações em Portugal e aos avanços que a tecnologia 5G tem tido no nosso país. No dia de abertura da Web Summit, a Altice realizou um teste de conectividade em 5G, comunicando por videochamada desde o recinto Web Summit para os escritórios da Altice no centro de Lisboa. Entretanto ficamos a saber que durante a Web Summit, até ao momento, tinham já verificado mais de 1 milhão de acessos à rede, com a transmissão de mais de 18 TB de dados, apenas em WiFI, realizada por mais de 36 000 dispositivos únicos e contando com a ligação de 40 000 dispositivos sempre ligados e em simultâneo. A sua rede wifi no Web Summit está a funcionar bem? Pode agradecer a este pessoal da Altice.

Diário de Bordo - Web Summit 2019. Dia 3 | Ao dia 3 do evento há duas coisas que estão destinadas a acontecer: Acreditamos que somos os suprassumos e sabedores de tudo o que se passa à nossa volta, Global News Portugal
Foto: Gilberto Pereira

O dia terminou em formato de gala, com uma receção exclusiva para elementos dos Media, no Hotel Myriade, no parque das nações, promovida pela Squirrel AI Learning, uma plataforma de ensino e aprendizagem online, implementada na China, e que tem ajudado as pessoas a obter uma experiência de aprendizagem e educação acessível e personalizada. A receção contou ainda com a surpresa preparada pelos colaboradores da Squirrel que fizeram questão de cantar os parabéns ao seu Diretor Executivo, que marcou presença no evento e fez questão de falar com todos os elementos dos Media, que marcaram presença, por ser o dia do seu aniversário.

Diário de Bordo - Web Summit 2019. Dia 3 | Ao dia 3 do evento há duas coisas que estão destinadas a acontecer: Acreditamos que somos os suprassumos e sabedores de tudo o que se passa à nossa volta, Global News Portugal
Foto: Gilberto Pereira

Foi mais um dia em cheio, em que todos os palcos da Web Summit estiveram repletos de participantes e palestrantes convidados, que não desiludiram na forma como apresentaram os seus projetos e seduziram a plateia.

Amanhã voltamos com mais algumas Startups, com quem vamos falar, e um balanço final da Web Summit 2019, que irá terminar e deixar desde logo alguma água na boca para a edição do próximo ano.

Não se esqueça de nos continuar a seguir aqui no website, mas também no Facebook, Twitter e também o nosso canal no Youtube.

Até amanhã, Gilberto.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.