Tudo a postos para a Taça da Europa de Escalada de Bloco que decorre em Soure amanhã e domingo, com a Seleção Nacional de Jovens (sub-17 e sub-19) apostada em alcançar um resultado histórico entre as seleções de 30 países que vieram a Portugal com 284 atletas dos melhores jovens escaladores do Velho Continente.
A ambição é assumida: alcançar um inédito lugar numa final europeia.
Alberto Cruz, presidente da Federação Portuguesa de Escalada de Competição (FPME) carrega a dupla responsabilidade da organização, que vai para a nona edição, mas também do almejado sucesso desportivo:
“Em termos organizativos, temos já um aparelho experiente e bem oleado que deverá assegurar um evento bem-sucedido. Este ano temos uma grande adesão, com 284 atletas de 30 países, mais 57 elementos de equipas técnicas. Desportivamente, gostaríamos de ter alguns atletas nas finais, o que seria uma estreia em provas de Boulder [Bloco].”
A seleção nacional é constituída por: NATÉRCIA CRISANTO (Clube de Montanha da Figueira da Foz), SOFIA CABAÇO (PICO- Organização Internacional de Escalada do Porto), MARTIM LOPES (Clube 9.8 Gravity), TIAGO RIBEIRO (Clube de Escalada de Braga) e FRANCISCO BERNARDES (Clube 9.8 Gravity).

