Há uma trama intrigante neste jogo da Liga dos Campeões entre o Sporting CP e o Manchester City, pois o treinador da equipa da casa, Rúben Amorim, assumirá em breve o comando do grande rival do City, o Manchester United. Após conduzir a equipa portuguesa a um início invicto na Europa (2V, 1E) e dez vitórias consecutivas na liga nesta época, não é surpresa que tenha sido escolhido para o cargo em Old Trafford.
Amorim partirá durante a pausa para os jogos internacionais, altura em que a sua equipa poderá potencialmente estar no topo da fase de grupos da UCL, ou pelo menos bem posicionada para garantir um lugar nos oitavos de final. Conseguir um bom resultado neste jogo impressionaria ainda mais os seus novos empregadores, especialmente considerando o registo caseiro do Sporting na Liga dos Campeões contra clubes ingleses, que é fraco (1V, 3D), incluindo uma pesada derrota por 5-0 frente ao City em fevereiro de 2022.
O Manchester City (2V, 1E) terminou a terceira jornada apenas atrás de outras equipas inglesas, Aston Villa e Liverpool, enquanto está à frente do Sporting apenas graças a uma melhor diferença de golos. Depois de marcar nove golos sem resposta nos seus últimos dois jogos europeus, a equipa viaja para Portugal confiante, apesar de o treinador Pep Guardiola afirmar que a grave crise de lesões no clube os deixou “em apuros”.
A vitória por 5-0 neste estádio, em 2022, nos oitavos de final, continua a ser a sua maior vitória fora de casa na Liga dos Campeões, e ainda não sofreram golos em jogos fora de casa na Liga dos Campeões em Portugal (1V, 1E). No entanto, embora estejam invictos em jogos fora na Europa desde maio de 2022 (6V, 6E), sofreram golos em oito dos últimos nove desses encontros, pelo que estão longe de serem infalíveis – como ficou evidente com a derrota de sábado por 2-1 frente ao Bournemouth, na liga.
Jogadores a observar: Viktor Gyökeres está supostamente descontente com a decisão de Amorim de partir, mas o Sporting espera que ele consiga ultrapassar isso, depois de ter marcado oito golos nos seus últimos quatro jogos pelo clube – incluindo quatro num triunfo por 5-1 na liga, na noite de sexta-feira. Do outro lado, Erling Haaland é um dos poucos que pode rivalizar com o craque do Sporting em termos de golos, tendo marcado os seus três golos na Liga dos Campeões desta época entre os 55 e 70 minutos – dois deles aos 58 minutos!
Estatística relevante: Cinco dos últimos seis jogos do Sporting na Liga dos Campeões terminaram com exatamente dois golos (2V, 2E, 2D).