Em comunicado conjunto, a FIFA e a UEFA anunciaram nesta segunda feira que, até aviso em contrário, todas as equipas russas, clubes ou seleções, estão impedidas de participar nas competições organizadas pela FIFA e pela UEFA. A decisão foi tomada pelos dois mais altos órgãos decisores de ambas as instituições, o Conselho da Conselho da FIFA, e o Comité Executivo da UEFA.
A FIFA e a UEFA anunciaram esta segunda-feira, em comunicado conjunto, que todas as equipas russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação nas respetivas competições da FIFA e da UEFA até novo aviso em contrário.
“O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, diz o comunicado.
“O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, refere o comunicado.
Sublinhar que a FIFA tinha anunciado, no passado domingo, que todos os jogos em território russo iriam ser realizados em território neutro. Para além disso, a entidade que gere o futebol mundial obrigou a seleção russa a jogar sob o nome de União Russa de Futebol, sem que possam ser exibidos bandeira e hino.
artigo escrito por Pedro Meca.




![FC Porto bate Braga com golos de Mora e Sainz [com resumo]](https://globalnews.pt/wp-content/uploads/2025/11/Borja-Sainz-FC-Porto-Braga-218x150.jpg)