Foto de Rodrigo Ramos
- publicidade -

Realizada a cerimónia das areias, que abriu oficialmente os Costa Nova Kneeboard Surfing World Titles 2022, que decorrem até dia 18 de Setembro, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, o domingo foi dedicado aos treinos livres, pois amanhã (dia 12) arranca a competição.

Assim, esta segunda-feira, os 78 surfistas inscritos na categoria Open são os primeiros a ir para a água e a dar início à competição que, nos dias posteriores fará a selecção dos melhores nas demais categorias em prova: Cadet (menos de 16 anos); Junior (16 a 19 anos); Pro Junior (20 a 29 anos); Senior (30 a 39 anos); Master (40 a 44 anos); Grand Master (45 a 49 anos); Veteran (50 a 54 anos); Kahuna (55 a 59 anos); Legend (60 a 64 anos) e Immortals (mais de 65 anos) – e ainda a prova de Tag Team.

Amanhã, o mais novo a entrar em competição tem 16 anos, sendo que no extremo oposto estão diversos atletas com mais de 65 anos.

A chamada para o início da prova está marcada para as 8h00, a fim de, se as condições do mar o permitirem (a tempestade Danielle já se anuncia), para a prova ter início às 8h30.

Recorde-se que no Mundial de Kneeboard Surfing Costa Nova 2022 estão inscritos cerca de uma centena de atletas, oriundos de 11 países, em representação de quatro Continentes: Austrália, Brasil, Espanha, França, Nova Zelândia, Portugal, África do Sul, Tahiti, Reino Unido, Estados Unidos da América e Venezuela.

João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, destaca a importância da realização dos Kneeboard Surfing World Titles em Portugal, elogiando a “resiliência de Pedro Velhinho em trazer e pôr de pé o campeonato”, “ele que tem sido o grande e único representante de Portugal em outros Mundiais”.

“É bom ver que há muitos jovens a praticar Kneeboard Surfing e Portugal está representado em todas as categorias, o que é um bom sinal para o futuro”, sublinha João Aranha, referindo, a propósito de um possível regresso da modalidade ao calendário da Federação: “O Kneeboard saiu do calendário porque não havia atletas. Pode ser que com o boost aqui do campeonato haja competidores para se fazer um Campeonato Nacional”.

Paralelamente, o público que se deslocar à praia pode desfrutar de experiências de kneeboard surfing gratuitas, assistir a ações de sensibilização ambiental e de limpeza da praia e participar em workshops de artesanato.

- publicidade -