InícioCulturaWim Mertens junta-se ao Ensemble da Orquestra de Guimarães

Wim Mertens junta-se ao Ensemble da Orquestra de Guimarães

Published on

Wim Mertens apresenta o seu novo álbum “As Water is to Fish” (2025) no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, juntamente com “Ranges of Robustness” (2024) e uma seleção de algumas das suas peças mais conhecidas, num concerto único e inédito, acompanhado pelo Ensemble da Orquestra de Guimarães dirigido pelo maestro Vítor Matos.

Compositor, pianista e vocalista de timbre singular, com mais de 70 álbuns editados, inúmeras composições para cinema, televisão e teatro (entre as quais se destaca a banda sonora de “The Belly of an Architect”, de Peter Greenaway), e obras incontornáveis como “Struggle for Pleasure” e “Maximizing the Audience”, Wim Mertens é uma das figuras centrais da criação artística europeia e um nome de referência mundial da música clássica contemporânea. 

A sua música – hipnótica, luminosa e de uma intensidade subtil – promete ser uma experiência única em palco, confirmando a reputação de um criador capaz de fazer ouvir, como poucos, a respiração do silêncio. Os bilhetes para o concerto de 16 de janeiro no Centro Cultural Vila Flor às 21h30 encontram-se disponíveis nos locais habituais.

Compositor, pianista e vocalista de timbre imediatamente reconhecível, Wim Mertens (Bélgica, 1953) notabilizou-se por uma escrita minimalista e vanguardista, onde a emoção e a precisão estrutural se alimentam mutuamente. Reconhecido internacionalmente pela sua estética e linguagem vocal singular, Mertens é considerado uma das figuras centrais da New Music europeia e uma das mais emblemáticas da música contemporânea, um artista com uma vasta obra de referência que se espalha por quatro décadas de intensa criatividade, plena de elegância minimalista, inovação instrumental e uma estética muito pessoal. Desde 1980, lançou dezenas de álbuns e realizou centenas de concertos por toda a Europa, Américas e Ásia.

últimos artigos

O Salgado Faz Anos (outra vez)… FEST! Que grande festa que vai ser!!

Estivemos à conversa com o Salgado, o homem que já fez anos e que,...

O voto não é um jogo…

...e uma campanha presidencial não é uma discussão de bola à mesa do café! A...

FC Porto aplica chapa 3 aos «galos» de Barcelos

Vitória clara do FC Porto frente ao Gil Vicente, por três bolas a zero,...

mais artigos

O Salgado Faz Anos (outra vez)… FEST! Que grande festa que vai ser!!

Estivemos à conversa com o Salgado, o homem que já fez anos e que,...

O voto não é um jogo…

...e uma campanha presidencial não é uma discussão de bola à mesa do café! A...