7.6 C
Porto
Domingo, Maio 2, 2021
- publicidade -
CulturaUm “FITEI de estreias” em 2021

Um “FITEI de estreias” em 2021

Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica regressa entre os dias 1 e 15 de maio

-

- publicidade -

A 44ª edição do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica chega já no próximo dia 1 de maio e, como sublinhou o diretor artístico Gonçalo Amorim, “tem um arranque matutino em Viana do Castelo”.

Para além de um sem-número de novidades, este “arranque matutino em Viana do Castelo”, no fundo, é a primeira estreia na edição 2021, naquele que é, para o diretor artístico “um FITEI de estreias”.

A partir da Pensão favorita, no Porto, Gonçalo Amorim, acompanhado por Jorge Ribeiro, presidente do FITEI, apresentou o programa da edição 44, depois do cancelamento da de 2020.

Estado Vegetal ©Maida Carvallo

Ainda assim, o diretor artístico fez questão de lembrar que “o FITEI é um festival de resiliência” e que “nunca foi interrompido”, nem em 2020 com a realização da versão infantil «O Meu Primeiro FITEI», no final de outubro.

Tendo por guarda-chuva temático a “sustentabilidade”, é a partir dele que na programação deste ano são afloradas três realidades bastante atuais e ainda mais pertinentes nos tempos pandémicos que vivemos: “a ecologia; a crise das democracias, e a saúde mental”.

Amarillo© Teatro Linea de Sombra

Gonçalo Amorim lembrou que “foi possível fazer o reagendamento de quase todos os artistas que integravam o programa de 2020 e ainda alargá-lo um pouco mais”.

Para além das inúmeras estreias agendadas para esta edição, o FITEI apresenta mais uma novidade, algo que torna o festival portuense “um pioneiro”. Trata-se de uma plataforma digital que servirá de palco a outra estreia do festival: a apresentação de peças online.

Perfect Match

“Talvez a novidade mais relevante será a componente digital com a novíssima plataforma FITEI DIGITAL, pioneira nas plataformas streaming dedicadas ao teatro em Portugal, onde, além da exibição de muitas das obras, teremos diversos conteúdos, que as complementam, numa constante atualização”, revelou.

Nesse sentido, a edição 44 será “híbrida”, com inúmeros espetáculos a serem apresentados online, mas muitos outros têm apresentação ao vivo e a cores prevista.

Caso a situação pandémica se deteriore e o confinamento voltar a apertar, a organização exibirá as peças online, através da plataforma www.fiteidigital.com.

“Assim sendo, teremos uma programação híbrida com 14 espetáculos presenciais, e 10 online, além de contarmos com sete estreias absolutas e sete nacionais”, revelou Gonçalo Amorim.

Outra das novidades da edição 2021 é a junção de Viseu, pelo Teatro Viriato, ao lote de cidades que acolhe o festival (Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo).

Assim, entre 1 e 15 de maio, há muito teatro de expressão ibérica para assistir, presencialmente ou online, no site do FITEI.

Leia de seguidarelacionados
Recomendamos para si

Últimas Notícias

Entre no fim de semana com música ao vivo no Rooftop Flores

O jardim que se esconde no topo do MMIPO é o sítio perfeito para fechar a semana com boas...

Arouca tem a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Tem 516 metros de comprimento e 175 de altura

Vai ser inaugurada apenas no próximo domingo, dia 2 de maio, mas já pode ser visitada pela população local....

Fórmula 1: Lewis Hamilton em entrevista à ELEVEN afirmou sentir-se “muito feliz por estar de volta” a Portugal

Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, está de volta a Portimão para o Fórmula 1 Heineken Grande Prémio...
- publicidade -

Álvaro Costa entrevista MURAIS

Álvaro Costa entrevistou MURAIS, ou mais concretamente Hélio Morais sobre o seu projeto.

Leitura Obrigatória

- publicidade -