InícioCulturaTNSJ celebra Dia Mundial do Teatro com atividades online para todas as...

TNSJ celebra Dia Mundial do Teatro com atividades online para todas as idades

Published on

Com o espaço físico ainda “vedado”, as celebrações do Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de março, vão chegar ao conforto e à segurança da casa dos espectadores. Para comemorar a data, o Teatro Nacional São João (TNSJ) apresenta uma série de atividades online que vão reunir públicos de todas as idades nas plataformas digitais da Casa. O programa arranca às 09h00, com a Oficina de Páscoa no Teatro, sendo que ao longo do dia vai ser possível assistir às transmissões de duas produções próprias da Instituição que marcaram o ano do Centenário do seu edifício-sede: À Espera de Godot e O Balcão. O programa digital do São João conta ainda com o lançamento de mais um episódio de Todos os que Falam, uma apresentação do Clube de Teatro Sub-18 e o lançamento do projeto Bambolina!.

Produções próprias em dose dupla

Depois de se ter estreado numa apresentação única, em live streaming, no dia que assinalou o fim das celebrações do Centenário do São João, o espetáculo À Espera de Godot está de regresso ao palco virtual da Casa. Com encenação do cosmopolita e multipremiado Gábor Tompa e interpretação do elenco “quase” residente do São João, a peça convida o espectador a testemunhar os jogos de sobrevivência de dois duetos e um (falso) solo, enquanto esperam pela vida e alimentam a esperança de salvação. À Espera de Godot fica disponível para visualização a partir das 21h00 de, hoje, sexta-feira, 26 de março.

À Espera de Godot © João Tuna

Também neste dia, vai ser possível assistir ao espetáculo que encerrou a “trilogia de inauguração” do diretor artístico do São João, Nuno Cardoso. O Balcão, a obra mais “ambígua” e “terrível” do dramaturgo francês Jean Genet, leva o seu jogo de espelhos ao palco digital da Casa, dando a conhecer alguns dos clientes de um bordel de luxo, como o Bispo, o Juiz ou o Chefe da Polícia. Nesta peça marcada pela sedução e pelo erotismo, ouvem-se ainda os ecos de uma revolução em curso. As duas produções próprias da Casa ficam disponíveis on demand – em tnsj.bol.pt – até 4 de abril. Os bilhetes para as peças têm o valor de 2 euros e permitem a visualização do espetáculo até três dias após a sua aquisição.

O Balcão © João Tuna

Centro Educativo invade o espaço digital da Casa

Depois de em dezembro ter apresentado Once Upon a Time …, o Clube de Teatro Sub-18 do Centro Educativo põe o “sentido das palavras de Vicente a medir forças com o audiovisual” em E se Gil Vicente passasse na Netflix?. O projeto, que resulta de um trabalho intenso desenvolvido nos últimos três meses, será apresentado via Zoom, mediante inscrição prévia. O Centro Educativo do TNSJ propõe ainda a sua emblemática Oficina de Páscoa no Teatro, que procura dar asas à imaginação dos mais novos, aliando o seu poder criativo ao mundo e às emoções. Com orientação de Marta Freitas, a oficina destina-se a participantes entre os 10 aos 13 anos de idade e decorre até ao dia 1 de abril. A inscrição é obrigatória e tem um custo de 40 euros.

Novos projetos para celebrar os 100 anos de vida!

Todos os que Falam, é o um dos mais recentes projetos do São João composto por uma série de entrevistas com quem conhece, pensa e faz teatro. Depois da conversa com Gábor Tompa, chega a vez de Frank Castorf, que em dezembro levou ao palco do TNSJ a leitura cruzada de Racine e Artaud em Bajazet, considerando o Teatro e a Peste. No segundo “capítulo” deste projeto, o histórico diretor do teatro Volksbühne, em Berlim, dá a conhecer a sua visão singular sobre o teatro, numa entrevista que pode ser acompanhada às 12h00, no Facebook e Instagram da Casa. Neste dia, vai ser ainda possível ficar a conhecer o terceiro volume dos Cadernos do Centenário, através da publicação do ebook Teatro Visual: 100 Anos de Objetos Gráficos, de Francisco Laranjo.

A proposta do São João para a tarde de sábado passa ainda pelo acompanhamento do lançamento de uma das criações da Casa: Bambolina! – Um Glossário Intempestivo de Teatro. O projeto tem como objetivo apresentar um dicionário performativo – constituído por termos técnicos, conceitos, jargão ou história(s) do teatro – através das explicações e representações na primeira pessoa de quem vive por dentro esta arte. Os primeiros verbetes de Bambolina! podem ser vistos na RTP2, a partir das 14h55, e contam com o contributo de 12 atores que ao longo das últimas duas décadas têm vindo a colaborar com a Instituição, por exemplo, nas suas produções próprias.

últimos artigos

Mural Comemorativo dos 50 anos do 25 de abril vandalizado

O Mural alusivo aos 50 anos de 25 de abril, “O Som da Revolução”...

Hip Hop International Portugal 2024 entra na 10ª edição

O Hip Hop International Portugal está de volta à Maia com a sua 10ª...

Burguer King abre portas no ViaCatarina no Porto

O Burguer King acaba de inaugurar mais uma loja desta vez no ViaCatarina Shopping,...

Dono da Mercearia do Bolhão “portou-se muito mal” afirma vereador da Câmara do Porto

“Portou-se muito mal”, foi desta forma que Ricardo Valente, vereador da Câmara do Porto...

mais artigos

Mural Comemorativo dos 50 anos do 25 de abril vandalizado

O Mural alusivo aos 50 anos de 25 de abril, “O Som da Revolução”...

Hip Hop International Portugal 2024 entra na 10ª edição

O Hip Hop International Portugal está de volta à Maia com a sua 10ª...

Burguer King abre portas no ViaCatarina no Porto

O Burguer King acaba de inaugurar mais uma loja desta vez no ViaCatarina Shopping,...