Terminado Agosto, começa a desvanecer-se a ‘silly season’ e tudo parece retomar, lentamente, a normalidade, como o regresso ao trabalho, o trânsito intenso, a escola para os mais novos e… os concertos em vários locais da cidade do Porto. Numa rentrée ainda sob os efeitos da ressaca das férias e sem grandes nomes à cabeça, Setembro, ainda assim, apresenta uma bela variedade de concertos, com destaque para os regressos do duo norte-americano Knower e da dupla de produtores austríacos Kruder & Dorfmeister. De parabéns está a editora, promotora e produtora Lovers & Lollypops e, por isso, Barcelos vai acolher o evento A Lovers Faz 20 Anos.

Já no dia 3 (quarta-feira), António Bastos vai até à Escola Normal para uma listening party de «Estou com Sonho», o seu novo álbum a sair na sexta-feira.
Na quinta-feira (4), o Ferro Bar acolhe uma noite com Agitat Solum, Hazing Lungs e Thrownness, uma espécie de aquecimento para o dia seguinte.

Sim, na sexta-feira (5), o palco do Ferro recebe os franceses Gondhawa, um regresso muito esperado dois anos depois. Mais abaixo, na Rua da Madeira, o Barracuda dá palco a Sense May e A Mosca, enquanto os Lavoisier levam alguns convidados especiais até à Concha Acústica, dos Jardins do Palácio de Cristal, no âmbito da Feira do Livro do Porto. Já no Hotelier, sito no 324 da Rua Anselmo Braamcamp, prosseguem os Concertos na Piscina, com a sessão #105 protagonizada pelo mexicano, radicado em Berlim, Emilio Gordoa, cuja sonoridade alia técnicas experimentais de percussão a elementos eletrónicos, em que o experimentalismo está sempre presente.

Sábado (6), os norte-americanos Knower regressam ao Porto para um concerto na Sala 2 da Casa da Música. A dupla, formada por Louis Cole (baixo, bateria, guitarra, teclado e voz) e Genevieve Artadi (baixo, teclado e voz), é uma referência do jazz-funk eletrónico norte-americano e vem à Invicta apresentar o novo álbum «Knower Forever». Enquanto, na Escola Normal, actuam Beatriz Madruga e Malva, no Barracuda a noite é dos Pé Roto e dos Desert Mammooth. Já na Socorro há mais uma Mosher Underground Session, com actuações de Alpha Warhead, Chaosaddiction e Keimar.

No domingo (7), o Woodstock 69 regressa à acção com uma matiné, que arranca às 17 horas, com concertos de Dead Fish e 98 Axe. Sérgio Godinho & Os Assessores, com Manuela Azevedo, apresenta-se na Concha Acústica, dos Jardins do Palácio de Cristal, no âmbito da Feira do Livro, uma celebração atrasada do seu 80º aniversário. Já os Claiana levam o seu funaná de sabor indie até ao RCA – Radioclube Agramonte.
E porque «Não se passa nada às segundas», no dia 8, a Socorro tem concerto de Lesma, com o selo da Saliva Diva.

No dia 10, o RCA – Radioclube Agramonte recebe Embassador Dulgoon, projeto do chileno Nicolás Carcavilla, enquanto, no dia 11, os leirienses Esquerda sobem ao palco do Maus Hábitos.
Na sexta-feira (12), Molto Ohm, alter-ego do italiano Matteo Liberatore, actua no Hotelier, em mais uma edição (#106) dos Concertos na Piscina. Na rua Passos Manuel, o Maus Hábitos recebe uma noite agitada com Chat GRP e Offtides, enquanto o Barracuda acolhe os Vencidos da Vida. Já no RCA – Radioclube Agramonte, o palco é para Masayoshi Fujita.

Sábado (13) é dia de festa no Woodstock 69, com a Iolanda B-day Party, que será animada pelos Mata-Ratos e pelos Dokuga. E no Barracuda a noite não será menos agitada. Com selo da Bolhão Records, há concertos de Grito, Bastardos do Espírito Santo e Carrots After Lunch. Ao final da tarde, no Pinguim, apresenta-se Blandino, enquanto o RCA – Radioclube Agramonte recebe o Apuros 13, que contará com actuações de Cat Soup, Polivalente, Jejuno e parchment.
Dia 18, Scúru Fitchádo regressa ao Maus Hábitos, que no dia seguinte recebe os Alomorfia. Ainda na sexta-feira (19), o norte-americano Alan Licht sobe ao Understage do Teatro Rivoli para apresentar o novo álbum, o primeiro desde 2015, intitulado «Havens». Já no Pinguim, o palco é para a dupla Carlos Raposo e Alexandre Manuel.

Sábado (20) há Rockin’ the Fire Station, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Valadares, com Slimmy a celebrar 25 anos de carreira, uma noite que conta ainda com os Gran Morsa. No Café do Teatro Rivoli o protagonista é O Gringo Sou Eu, enquanto no Barracuda o palco é para os brasileiros Xtreme Blues Dog. Já na Escola Normal há Festa Normal, com concertos de Sete Pés, IBSXJAUR e Unsafe Duo Garden.
Quinta-feira (25), Helen Island apresenta-se no RCA – Radioclube Agramonte, que no dia seguinte (26) dá palco a Astra Vaga.

Ainda na sexta-feira (26), o Coliseu do Porto recebe a dupla de produtores austríacos Kruder & Dorfmeister, para mais uma K&D Session Live. Mesmo em frente, no Maus Hábitos, O Mau Olhado apresenta o seu primeiro álbum de longa-duração, «Os Cães Ladram».
Sábado (27) há Xavalo Fest, no Barracuda, com Tédio FC, Batiskaf e Oka, ao passo que, na Socorro, há «Paws and Claws 8 – Benefit Animal», com actuações de Living Tales, Aeleen, Godsin e Outless. Já os Correr Andar e Tell A Vision apresentam-se no RCA – Radioclube Agramonte. Ainda sábado, com prolongamento para domingo (28), Serralves acolhe mais uma Festa do Outono, evento que junta no mesmo espaço música, animação teatral, artes e ofícios, cinema, circo contemporâneo, dança, exposições, jogos, teatro de marionetas e muito mais.
Domingo (28), o Espaço AL859, na rua da Alegria, acolhe a estreia mundial de um novo projecto musical nascido na Invicta. Trata-se dos Faca/Cega, que segundo os próprios, tocam “música que a gente gosta”.

Fora do burgo, a vossa atenção para a festa A Lovers Faz 20 anos. Foi em 2005 que a Lovers & Lollypops começou a mexer a cena musical independente no Porto e não só, dando a mão, como promotora, produtora e editora, a diversos projectos musicais independentes. Assim, 20 anos depois é tempo de celebrar a data redonda e, dia 13, no local onde se realizou até há pouco o fabuloso festival Milhões de Festa, as Piscinas Municipais de Barcelos, há propostas sonoras bastante atractivas: Lobster, Cremalheira do Apocalipse, Hetta, La Família Gitana e ainda a colaboração entre Violeta Azevedo (flautista experimental) e Ariyouok (percussão e eletrónica).

Já entre os dias 4 e 6, na Floresta Mágica da Quinta do Cabo, em Baltar (Paredes), realiza-se mais uma edição do Indie Music Fest. O cartaz tem propostas diversificadas, com destaque para o regresso aos palcos de Os Pontos Negros para assinalarem 20 anos da sua fundação. Dos muitos nomes presentes na edição 2025, nota para os Ruído Roído, Offtides, Yakuza, Bad Tomato, Pomadinha, The Dick Tator ou House Plants, entre muitos outros, como ainda… David Bruno, Ganso, Papillon ou Bateu Matou.

Um pouco mais longe da Invicta, num concelho bastante castigado pelos incêndios deste Verão, há mais uma edição do festival Fatela Sónica. Assim, entre os dias 26 e 28, no Salão de Festas do Anjo da Guarda, em Fatela (Fundão), são muitos os nomes que preenchem o cartaz, como, por exemplo, Broken Bomb, Estriknina, Ideal Victim, Belial, Black Joke, Queimada, 98 Axe, Patada 87 ou Criminal Damage, entre muitos outros.
Pronto, ficam aqui algumas propostas para um mês que ainda vai decorrer a meio gás. Divirtam-se!…

