InícioCulturaConcertosO Salgado faz anos… Fest 2020: A salutar loucura da música

O Salgado faz anos… Fest 2020: A salutar loucura da música

Published on

A salutar loucura! A salutar loucura da música! A salutar loucura do rock! A salutar loucura da diversão!

É… foi assim a oitava edição de «O Salgado Faz Anos… Fest», que no último sábado de janeiro 2020 aconteceu no Maus Hábitos, no Porto. Um mar de gente, rock à bruta (e não só!) e divertimento inebriante.

Bem, a coisa já vai do espírito, mas o cartaz também ajuda… e muito! E o evento que, mais uma vez, abre as hostilidades festivaleiras no ano tinha propostas bastante apetecíveis.

Zen e Scúru Fitchádu centravam o maior interesse da pequena multidão que se deslocou ao Maus Hábitos, mas também os Fugly, que tiveram enchente no mesmo Palco Salgado, protagonizaram um dos grandes momentos da noite.

O poder atractivo das bandas que iam actuar no palco Salgado centrou a atenção deste vosso escriba, mas pelo resto da casa a música, a arte e o convívio aconteciam ininterruptamente. Pelos palcos Super Bock e Stockhousen sucederam-se os projectos musicais, depois de O Gringo Sou Eu ter dado início à festa com um concerto na Mupi Galery.

Foram, entre bandas e deejays, 21 actuações, em quatro espaços distintos, onde a música se afirmou como o sangue da festa.

ZEN. créditos: Diogo Baptista

Os Zen quase deitavam a casa abaixo, com uma desprendida e provocadora actuação. Gon, o vocalista, esteve intratável e, entre crowdsurfing, escalada (pelo tecto da sala) e mosh, manteve o ambiente ao rubro do primeiro ao último acorde.

Riffs sonoros e apelativos, desabridos e sujos, ritmos vertiginosos e intensidade a rodos fazem a sonoridade da banda portuense e fizeram do concerto um momento único, levando a massa humana que lotava a sala do Maus Hábitos a uma agitação incessante.

Gon mostrou-se provocador e desafiador, incendiando amiúde a sala, enquanto a banda desfiava o repertório, passando por todos aqueles temas já considerados clássicos e que teve o clímax com «Unlo».

Festa rija, intensa, suada e que deu seguimento à bela prestação dos também portuenses Fugly, que no Maus Hábitos levantaram o véu sobre o que querem apresentar em disco no final de 2020.

Pelo que se ouviu, a coisa promete! Energia contagiante e, como já habituaram o público, concertos muito intensos. E na festa do Salgado voltou a ser assim.

Fugly. créditos: Diogo Baptista

Perante uma plateia repleta, os Fugly mostraram um pouco do que estão a preparar para o novo disco, sem deixar de presentear o público com um ou outro tema dos registos anteriores.

Estava a festa lançada que, no Palco Salgado, fecharia com o estrondoso concerto de Scúru Fitchádu.

Funaná-punk desbragado e contagiante. Uma brutalidade! Uma sucessão de momentos de libertação, de batida forte e incessante, de pura catarse alimentada por uma sonoridade rude e pujante. Sette Sujidade aka Scúru Fitchádu levou ao Maus Hábitos o seu mais recente álbum, «Un Kuza Runhu», do qual saíram a maioria dos temas tocados para um público que cedo se rendeu ao músico e à música.

Houve ainda tempo para o Salgado subir a palco e acompanhar o músico de Almada num dos temas.

Com os deejays Venga Venga e Lynce a tomarem conta do Palco Salgado, aos The Dirty Coal Train coube a missão de encerrar as actuações ao vivo da edição 8 de «O Salgado Faz Anos… Fest».

Gon, dos ZEN, a “navegar” por cima do público. créditos: Diogo Baptista

O trio lisboeta deu um impressionante concerto no restaurante (onde antes também os Bed Legs ficaram na retina), uma espécie de cereja em cima do bolo… de aniversário, percorrendo vários momentos do seu já considerável percurso. 2020 marca uma década de vida do colectivo lisboeta, 10 anos recheados de discos, dos quais saltaram os 16 temas interpretados no Maus Hábitos, entre os quais «Weird shit», «Dirt road», «Walking on my grave» e «Malasuerte».

A energia que o trio libertava em palco era absorvida de imediato pelo muito público que em frente ao palco dançava deleitado. Diversão pura, que continuou com os deejays Jetro Tuga e Twisted Sisters… até às tantas!

Pronto, está assim aberta a época 2020 dos festivais de música e esqueçam se é a estação do ano ideal para… como anda o clima é melhor nem falar nisso!

Fomos à Festa do Salgado numa das noites mais longas do Porto [galeria de imagens] | Global News Portugal

O artigo com o balanço desta noite no Maus Hábitos será publicado em breve.

últimos artigos

Falta 1 mês para a estreia de Tron: Ares

Já só falta 1 mês para a estreia de TRON: ARES, o tão aguardado terceiro...

Yann Karamoh é o novo reforço do FC Porto

Chama-se Yann Karamoh e é a mais recente contratação do FC Porto para a...

BOMBONERA PARTY PEOPLE: FESTIM PUNK E MATRECADAS INFERNAIS UNEM MÚSICA E FUTEBOL

É a festa de pessoal que gosta de futebol, com muita música à mistura...

7 dicas para organizar o seu primeiro evento empresarial

É mais do que natural que a organização de um evento empresarial possa parecer-lhe...

mais artigos

Falta 1 mês para a estreia de Tron: Ares

Já só falta 1 mês para a estreia de TRON: ARES, o tão aguardado terceiro...

Yann Karamoh é o novo reforço do FC Porto

Chama-se Yann Karamoh e é a mais recente contratação do FC Porto para a...

BOMBONERA PARTY PEOPLE: FESTIM PUNK E MATRECADAS INFERNAIS UNEM MÚSICA E FUTEBOL

É a festa de pessoal que gosta de futebol, com muita música à mistura...