
Tão único e igual a si mesmo, o cantor e compositor Remna lança esta sexta-feira, dia 16 de Dezembro, mais um trabalho. O EP Gaabu sai para todas as plataformas de streaming e reafirma Remna como um artista completo, criativo e marcante.
Tivemos oportunidade de ouvir em primeira mão as seis faixas do novo trabalho e constatamos a mistura de sonoridades e influências que marcam as criações do artista.
Com voz e mensagem profundas, uma música vibrante, este é um compositor que ressoa multiculturalismo e que agora nos oferece um trabalho com ecos de mobilização, de pluralidade e de afirmação.
Remna vive atualmente em Portugal. Nascido no Senegal, viveu na República Democrática do Congo, Mali, Senegal, Guiné-Bissau, Cabo Verde, França, Cuba e Estados Unidos. E a sua música é, sem dúvida, uma demonstração de toda esta vivência. É chamado por alguns como “verdadeiro nómada das paisagens sonoras” e considerado pelos seus pares como “um tesouro africano”.
Remna é um músico completo: demonstrando excelentes qualidades em estúdio e uma energia electrizante em palco. E Gaabu é agora a materialização desta sua condição de artista incrível e com um contributo ímpar para a música africana e do mundo.
O EP Gaabu
O EP Gaabu contém 6 faixas e conta com participações de vários artistas africanos: TAAL BI (Senegal), NIX (Senegal), ÉLLÀH (Cabo Verde).
O Reino de Gaabu, existiu, de facto, entre os séculos XIII e VXIII, em África. Era um império constituído por um povo guerreiro e insubmisso, inspirador para o artista. E um reino que abarcava uma região muito vasta, que se estendia por territórios que hoje
pertencem à Guiné-Bissau, Senegal, Gâmbia… Enfim, uma geografia que marca as raízes e as origens de Remna e que ele quis trazer para este seu trabalho.
Carreira
Promovido por DEEDO, o artista apresentou-se em 2018 no “South By Southwest Festival”, no Texas, um dos maiores festivais de música do continente americano, e recebeu excelentes críticas. Como a do Wobean Music, que cita os sons de Remna como “Grande Música Pan-Africana”.
Remna compõe e produz para artistas como Karyna Gomes, Eneida Marta, Fernando Ferreira. Já subiu ao palco com artistas consagrados como Sara Tavares, Ayo e Youssou Ndour.
Recentemente, produziu e compôs, em colaboração com Poundo, a banda sonora da série MANJAK, lançada no canal Canal +Afrique, em Outubro de 2021, e que recebeu o prémio “Ubunto D’Or” para melhor série televisiva.
Herança familiar
Remna é filho do mítico José Carlos Schwarz, reconhecido poeta e músico da GuinéBissau, notável ativista pela independência dos povos africanos colonizados.
Este legado é muito forte na vida e na carreira de Remna. Não raras vezes o artista cria temas muito profundos e com mensagem política e de intervenção. Uma vez mais isso está visível em Gaabu.
Casado, com filhos, irmão e mãe, Remna é muito próximo da família. Tem uma ação interventiva na sua vida e sempre atento a causas sociais.











