
Maio está à porta e o Porto prepara-se para acolher grandes nomes da música internacional em diversos palcos da cidade. Destaque maior para o regresso dos Einstürzende Neubauten, que no dia 18, actuam na Casa da Música, depois do adiamento em 2021 devido à pandemia Covid-19. A banda liderada por Blixa Bargeld volta a um palco onde tocou em 2010, o seu último concerto em nome próprio. O colectivo alemão de rock industrial voltou ao Porto em 2015 para uma actuação integrada no NOS Primavera Sound, no Parque da Cidade.

Cinco dias antes, igualmente na Casa da Música, outro regresso muito aguardado, pela altíssima qualidade do seu som. Trata-se dos God Is An Astronaut que, finalmente, tocarão em Portugal, depois dos adiamentos de 2020 e 2021. A viagem sónica está a chegar pela mão da banda irlandesa, que nesta passagem por Portugal vem tocar na íntegra o seminal álbum «All is Violent, All is Bright», seguido pelo seu novo disco «Ghost Tapes #10», naquela que será a celebração dos 20 anos da banda.

E já no dia 6, uma estreia muito esperada dos jovens Nation of Language, um concerto já esgotado e que acontecerá no M.Ou.Co. Os nova-iorquinos, que se movimentam pela dream wave e a indie pop, trazem na bagagem o seu segundo álbum de originais, «A Way Forward», lançado em Novembro último. No entanto, como é a primeira vez em Portugal, seguramente, tocarão também material do álbum de estreia «Introduction, Presence» (2020).

Também no M.Ou.Co e, igualmente, pela mão dos Suspeitos by Mr. November, dia 21, será a estreia em Portugal dos ingleses W.H. Lung. A banda indie de Manchester promete transformar a sala do M.Ou.Co numa enorme pista de dança, fruto de uma sonoridade que não deixa ninguém indiferente. Consigo, os W.H. Lung trazem o mais recente álbum «Vanities» (2021), mas também o muito aplaudido disco de estreia «Incidental Music» (2019).
No dia 17, no Hard Club, é a vez dos White Lies regressarem a Portugal e apresentarem o seu mais recente álbum de originais, intitulado «As I Try Not to Fall Apart», editado já este ano.

Na véspera, dia 16, no Coliseu do Porto, dá-se outro regresso muito aguardado. Os Kings of Convenience, que têm uma grande legião de fãs em Portugal, trazem o seu novo disco «Peace or Love», um trabalho que põe fim a um hiato de 12 anos sem gravações originais.
Já no dia 14, também no Coliseu do Porto, é a vez dos Tindersticks subirem ao palco, acompanhados de uma orquestra e convidados, a fim de celebrarem três décadas da banda. Será, certamente, um concerto para percorrer toda a discografia pop rock e bastante melancólica dos britânicos. Nota final para mais uma edição do, agora denominado, JN North Festival, que, entre outros, contará com Jesus and Mary Chain, The Waterboys, Ornatos Violeta, Linda Martini ou Don Diablo. A não perder dias 26, 27 e 28, na Alfândega do Porto.










