InícioCulturaLuster estreia-se a solo com o álbum “Destrambelhado”

Luster estreia-se a solo com o álbum “Destrambelhado”

Published on

Já está disponível “Destrambelhado”, o álbum de estreia a solo do músico e produtor Luster. Depois de anos de colaborações e atuações ao vivo, o artista nascido em Vila Nova de Gaia apresenta um disco profundamente pessoal, construído ao longo de cinco anos — entre 2020 e 2025 — e onde a identidade se faz da mistura entre vivências, sonoridades urbanas e rimas que não têm medo de mergulhar fundo. O lançamento do álbum é acompanhado pelo novo single e videoclipe “Sou do Porto”. 

Com produção assinada maioritariamente pelo próprio Luster, o álbum conta também com a colaboração de Meireles (Caixa Cartão Collective), BoyRodo (5DM) e Vilas Boas (2º Piso). Participam ainda Anta.WavFree ThirtySPVSRDavid Mourão (saxofone) e DJ Score, que contribuem para a riqueza de um disco que funde hip-hop, dub, jazz e uma linguagem lírica que oscila entre o humor, a crítica social e a introspeção. A mistura e a masterização do disco ficaram a cargo de D One

O tema “Sou do Porto”, produzido por Meireles, é uma ode à cidade que viu crescer o artista. “As ruas, as pessoas, as tradições e as histórias, tudo misturado num prato bem temperado”, diz Luster sobre a canção, que é também uma afirmação de identidade e um gesto de revolta. “Ser do Porto também é um ato de revolta contra o centralismo e a desigualdade social”, reforça o artista. Com a participação de DJ Score nos cortes finais, o tema consolida-se como um manifesto musical com alma tripeira.

Destrambelhado” é, nas palavras do próprio artista, “um mundo contado através do rap, um rap meio trapalhão na forma, mas sempre detalhado na mensagem”. Os três primeiros temas do álbum abrem a porta ao passado — família, memórias, crenças e desafios. Os restantes temas exploram o presente de Luster, personagem real que caminha pela cidade do Porto e retrata, em cada faixa, um retrato agudo da realidade local. 

Fiel à sua identidade, Luster não esquece a sua ligação à exploração psicotrópica: “Abro ainda mais a cortina, como essa relação molda a minha realidade e pensamento. Mesmo sendo habitual, o consumo pode ser responsável e até vantajoso. Às vezes também, prejudicial… Mas nunca inconsciente.” A sonoridade jazzística, o pulsar urbano e a busca por uma mensagem positiva cruzam-se neste disco que propõe uma viagem tão crua quanto necessária.

Natural de Gaia, Luster iniciou-se na música com apenas 5 anos, na guitarra clássica. Ao longo de 15 anos de formação, sentiu que não bastava o que sabia e, de forma autodidata, explorou baixo, piano e bateria, desenvolvendo-se como produtor e multi-instrumentista. O hip-hop, o reggae, o jazz e o gospel são as suas referências — não como rótulos, mas como ferramentas para o seu verdadeiro propósito: “Transmitir para a sociedade presente uma mensagem positiva e de revitalização sonora e energética.

últimos artigos

Espetáculo de sonho no Porto com 140 mil luzes

O coração do Porto volta a brilhar com a assinatura da Marcolino, ícone da relojoaria...

Este fim de semana há oferta de castanhas assadas em Gaia

O GaiaShopping vai encher-se de tradição e boa disposição nos dias 8 e 9...

Liga Europa: FC Porto empata com Utrecht

Empate! O FC Porto foi ao terreno do Utrecht empatar a uma bola para...

Pedro Duarte “resgata” Jorge Sobrado ao PS e consegue maioria na Câmara do Porto

É a notícia do dia! Pedro Duarte, eleito presidente da Câmara do Porto conseguiu...

mais artigos

Espetáculo de sonho no Porto com 140 mil luzes

O coração do Porto volta a brilhar com a assinatura da Marcolino, ícone da relojoaria...

Este fim de semana há oferta de castanhas assadas em Gaia

O GaiaShopping vai encher-se de tradição e boa disposição nos dias 8 e 9...

Liga Europa: FC Porto empata com Utrecht

Empate! O FC Porto foi ao terreno do Utrecht empatar a uma bola para...