InícioCulturaJulho, mês de festivais, tem CSS, The Cult e aniversário do Ferro...

Julho, mês de festivais, tem CSS, The Cult e aniversário do Ferro Bar no Porto

Published on

Está aí o Verão e com ele chegam também as habituais férias e muitos festivais. Ainda assim, e enquanto o pessoal não vai de abalada, em Julho há muitos concertos para assistir pelos palcos da Invicta, com destaque para o 5º aniversário do Ferro Bar, que entre os dias 16 e 20 tem concertos todos os dias com o bónus de a entrada ser gratuita.

Já esta quinta-feira (dia 4), o Ferro recebe o francês Ryder The Eagle, que vai apresentar o álbum «Autotango», editado em Abril deste ano. Já o palco do Maus Hábitos acolhe os Desire Haze, uma nova formação nascida no Porto.

CSS (Cansei de Ser Sexy). Créditos: D.R.

Sexta-feira (dia 5), a partir das 17h00, há concertos de Sereias, Erosão, Montes e Crisálida, na Socorro, que no dia seguinte (sábado, 6) promove a «México Experimental», com actuações de três projectos mexicanos, a saber: Glox Olia, Fernanda P e Ñois.

No domingo (dia 7), o Hard Club recebe o regresso das brasileiras CSS (Cansei de Ser Sexy) a Portugal e aos palcos, um concerto para celebrar 20 anos de carreira. No RCA – Rádioclube de Agramonte, a Lovers & Lollipops celebra o 19º aniversário, com actuações de Killimanjaro, El Khat, Turbo Jóia, João Pais Filipe, Arianna Casellas, Y Kauê, Saya e Hibotep, uma sessão com início às 15h00 e duração até às 22h00.

Baleia Baleia Baleia. Créditos: Global News Portugal

E «Porque não se passa nada às segundas», a Socorro recebe os Gaivota, em mais uma sessão Saliva Diva.

Quarta-feira (dia 10), os neozelandeses Unknown Mortal Orchestra vão ao Hard Club apresentar o novo e duplo álbum «V», editado em 2023. No Barracuda, no âmbito da Kismif Conference, o palco é dos portuenses Baleia Baleia Baleia.

No dia seguinte (11), a Kismif Conference toma conta da Rua da Madeira, com as Agressive Girls, no Barracuda, e Monch Monch, no Ferro Bar. No Maus Hábitos, o palco é dos Roadkill, banda com origem em Lisboa e composta por Lucas Souza e Nia Fernandes.

Monch Monch. Créditos: Global News Portugal

Sexta-feira (dia 12), A Kismif Conference mantém-se pela Rua da Madeira, com concertos de Lola Lola, no Barracuda, e Victor Torpedo & The Pop Kids, no Ferro. No Maus Hábitos há Waste Disposal Machine. Na Esplanada da Casa da Música actuam as Sea Angels, banda feminina da Parede, que pratica um pop-rock de inspiração indie.

Sábado (dia 13), o Woodstock 69 recebe mais uma noite Cvlto Shovvs, que leva até ao bar de S. Roque da Lameira os suíços Mad Brains e os portugueses Puto.

The Cult. Créditos: D.R.

No Coliseu do Porto, dia 16, o palco é para o The Cult, banda que dispensa qualquer apresentação. Já o Ferro Bar arranca com as comemorações do seu 5º aniversário com um concerto dos portuenses Marquise.

Com entrada livre, os concertos de aniversário do Ferro continuam com Skier and Yeti (dia 17), 800 Gondomar (dia 18), Population: 5 (dia 19) e ainda Yakuza (dia 20).

Dia 18 há pós-punk dos Rivals Clubs na Socorro.

Sexta-feira (dia 19), Gobi Bear toca na Esplanada Casa da Música, enquanto no Barracuda actuam os Divã. Já na Socorro há krautrock e noise com Eye-o e Dotchi Motchi.

Dia 20, os belgas The End Of Ernie e os portugueses Grito!, no Woodstock 69, enquanto no Barracuda há «Trash’em All», com Capela Mortuária, Yaatana e Overhated.

Quinta-feira (dia 25), o Ferro recebe os NTS, os Hotello e o Bloco do Caos, ao passo que, na Socorro, Sophia Chablau se apresenta a solo.

Dia 26, o Barracuda recebe novamente os portuenses Bulha, que promovem um concerto de fundraising para angariação de fundos para entrarem em estúdio.

Bulha. Créditos: D.R.

No dia seguinte (27), enquanto o Barracuda recebe os norte-americanos Bibliotek, na Socorro sobem a palco os Silentide e Vitória Vermelho.

A fechar o mês, mais um regresso de uns veteranos, no caso os Simple Minds, que actuam na Super Bock Arena.

Julho é mês em que os festivais entram em força, sendo que o primeiro, apesar de não ter concertos, apresenta artistas de alto quilate na arte do deejaying. Trata-se do Eléctrico Festival, que toma conta do Parque da Pasteleira, no Porto, entre os dias 5 e 7. Kruder & Dorfmeister, Sven Vath, DJ Holographic e os portugueses Xinobi e Moulinex são alguns dos artistas em destaque no cartaz.

Pearl Jam. Créditos: D.R.

Entre os dias 11 e 13, no Passeio Marítimo de Algés, Oeiras, realiza-se a 16ª edição do NOS Alive, uma vez mais com grandes nomes no cartaz: Arcade Fire, Smashing Pumpkins, Pearl Jam, The Breeders, Floating Points, Black Pumas, Benjamin Clementine ou Unknown Mortal Orchestra.

A começar igualmente no dia 11, mas estendendo-se até ao dia 14, no Choupal, em Ponte da Barca, acontece o Festival Ecos do Lima, com concertos, entre muitos outros, de Máquina, Chalk, Smudged, Dame Area e ZA!.

Máquina. Créditos: Global News Portugal

Entre os dias 19 e 21, no antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia, realiza-se a 16ª edição do festival MEO Marés Vivas, também este a ficar cada vez menos interessante. Ainda assim, num cartaz encabeçado pelos… Take That, safam-se nomes como Snow Patrol, Ben Harper ou os tugas Ornatos Violeta.

Entre os dias 18 e 20, na Herdade do Cabeço da Flauta, em Sesimbra, há Super Bock Super Rock, cada vez com menos rock, onde se destacam Royal Blood, Tom Morello, Will Butler + Sister Squares, Anna Calvi ou Hause Plants.

A Place To Bury Strangers. Créditos: Global News Portugal

Chama-se Festival L’Agosto, mas acontece entre os dias 25 e 27 de Julho, no Paço dos Duques, em Guimarães, com nomes como A Place To Bury Strangers, Avalanche Kaito ou Sessa. Muito mais haverá para ver e ouvir por outros festivais e pelos palcos da Cidade Invicta, aqui ficam algumas sugestões. Agora, escolham bem e divirtam-se!

últimos artigos

Câmara do Porto veda edifício para evitar aumento de insegurança

A Câmara do Porto vedou, esta terça-feira, o antigo edifício da Direção de Recrutamento...

Mais oito nomes fecham o cartaz do SonicBlast Fest’24 para os dias 8, 9 e 10 de Agosto

O SonicBlast Fest anunciou os últimos oito nomes para o cartaz da 12.ª edição...

Obra da Linha Rubi (H) a todo o vapor [com imagens]

A Metro do Porto divulgou esta quarta-feira imagens da obra que vai fazer nascer...

Autocarro do FC Porto com nova imagem [com fotos]

O FC Porto mostrou como ficou o autocarro da equipa sénior de futebol com...

mais artigos

Câmara do Porto veda edifício para evitar aumento de insegurança

A Câmara do Porto vedou, esta terça-feira, o antigo edifício da Direção de Recrutamento...

Mais oito nomes fecham o cartaz do SonicBlast Fest’24 para os dias 8, 9 e 10 de Agosto

O SonicBlast Fest anunciou os últimos oito nomes para o cartaz da 12.ª edição...

Obra da Linha Rubi (H) a todo o vapor [com imagens]

A Metro do Porto divulgou esta quarta-feira imagens da obra que vai fazer nascer...