O artista afropop cabo-verdiano Hilar lança o seu novo trabalho esta terça-feira, 14 de fevereiro. “Bo T’Amam?” (ou seja, “Tu me amas?”, traduzido do criolo) sai estrategicamente no Dia dos Namorados, precisamente por estar recheado de temas alusivos ao amor.
O disco traz um cariz mais eclético e versátil à música do artista, misturando diversas sonoridades do mundo. Mais maduro e romântico, o jovem mindelense, mantém-se, no entanto, fiel à música de Cabo Verde e às suas riquezas, agregando-lhe ritmos diversos, como o pop e o afrobeat.
Bem conhecidos são já os três temas de avanço deste álbum: “Nuar”, “Gosta d’bô” e “Imagina”, este último que contabiliza mais de 180 mil visualizações do videoclip no Youtube em apenas alguns meses.
Ainda em janeiro o artista trouxe a público mais um single – “Mi eh d’ Cabo Verde”, uma faixa que promete mobilizar todo o povo daquele arquipélago, bem como os cabo-verdianos na diáspora.
Fase de transição
Além dos temas lançados previamente, o álbum que agora se revela exibe também duas faixas de afrobeats que usam da mesma receita de hits recentes de grandes nomes da música, como CKay e Rema, por exemplo, e que podem ser um passo de gigante para a universalidade do cantor cabo-verdiano.
Todo o álbum é, na verdade, um ato de transição na carreira musical de Hilar. Muito emocional, mas igualmente muito cerebral, o artista tem já projetos concretos para novos trabalhos a lançar em breve, demonstrando ambição e espirito empreendedor.
O artista
Hilar, de nome verdadeiro Hilário Silva, formou a sua primeira banda – “Rap Soldiers” – aos 16 anos e nunca mais largou a música. Viveu em São Vicente, na Boa Vista e em Santiago, aproveitando todas estas latitudes para conhecer a fundo a cultura cabo-verdiana e para se inspirar a compor.
Lançou o primeiro álbum em nome próprio “Boas Palavras” em 2017 e agora oferece-nos mais um trabalho, muito aguardado pelos fãs e que será revelação e entrada numa nova etapa da sua carreira.
Actualmente residente em Madrid, o cantor vem ao nosso país para promover os seus mais recentes temas e a saída do novo trabalho. Mas as fãs vão ter de esperar: da agenda do músico não fazem ainda parte concertos ou apresentações públicas. Apenas se prevê a presença nos media portugueses ao longo das próximas semanas.

