InícioCulturaFado Alexandrino: Diretor artístico do TNSJ leva à cena romance de António...

Fado Alexandrino: Diretor artístico do TNSJ leva à cena romance de António Lobo Antunes sobre o 25 de Abril

Published on

No Teatro Nacional São João, 2024 arrancou com os ensaios da próxima produção própria da casa: Fado Alexandrino, de António Lobo Antunes. Nuno Cardoso leva à cena aquele que é considerado o grande romance sobre o 25 de Abril, na celebração do seu cinquentenário. Os primeiros ensaios do espetáculo decorreram no Teatro São João, passando no final de janeiro para o Mosteiro de São Bento da Vitória.

“No fundo, Fado Alexandrino é uma História de Portugal”, diz António Lobo Antunes, um dos mais prolíficos escritores portugueses do pós-25 de Abril e um dos raros a abordar no campo da ficção um tema recalcado no inconsciente coletivo nacional: a guerra colonial. No romance publicado em 1979, cinco ex-combatentes da guerra colonial – um tenente-coronel, um alferes, um comandante, um soldado e um tenente – contam, durante uma noite, madrugada e manhã, como a vida se lhes transtornou, desde o dia em que chegaram da guerra até ao presente.

©TUNA_TNSJ

Num encontro atravessado por desilusões e reflexões sobre o triunfalismo militar prometido e a glória perdida, as personagens urdem uma densa teia de confissões e uma rede de acontecimentos e peripécias de caráter tragicómico, das banalidades do quotidiano ao feito mais insólito. Dividido em três partes – antes da Revolução, a Revolução e depois da Revolução –, Fado Alexandrino é uma incursão incisiva na sociedade portuguesa da década de setenta, refletindo sobre o país antes e depois do 25 de abril de 1974, do decrépito regime fascista à instauração da democracia, passando pelo horror de África e pelos infernos privados de cada um.

É com Fado Alexandrino que o Teatro Nacional São João arranca uma programação especialmente desenhada para celebrar o cinquentenário do 25 de abril. O espetáculo estreia-se a 5 de abril no Teatro São João, onde fica em cena até ao dia 28. Parte depois numa digressão nacional com paragens em Lisboa, Aveiro, Braga e Faro. Para além dos atores residentes do TNSJ – Joana Carvalho, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Jorge Mota, Paulo Freixinho e Pedro Frias –, Fado Alexandrino conta ainda no elenco com Ana Brandão, António Afonso Parra, Pedro Almendra, Sérgio Sá Cunha e Telma Cardoso.

últimos artigos

STCP mostra os novos autocarros 100% elétricos à população

Com o objetivo de dar a conhecer à população as novas viaturas 100% elétricas...

STCP reforça Linha 700 (Bolhão-Campo)

A linha 700 da STCP, que faz o percurso entre o Bolhão (Porto) e...

Richie Campbell vai atuar na Queima das Fitas do Porto

A Queima das Fitas do Porto anuncia Richie Campbell na edição de 2024, que...

mais artigos

STCP mostra os novos autocarros 100% elétricos à população

Com o objetivo de dar a conhecer à população as novas viaturas 100% elétricas...

STCP reforça Linha 700 (Bolhão-Campo)

A linha 700 da STCP, que faz o percurso entre o Bolhão (Porto) e...