A exposição itinerante Marimba inaugura no Porto em agosto e apresenta-se em Lisboa em setembro. Trata-se de uma mostra fotográfica que apresenta um olhar sensível e documental das experiências vívidas durante as atividades de campo do projeto com o mesmo nome.
O visitante poderá observar cerca de três coleções de imagens reveladas das raízes e da ancestralidade de povos oriundos de países integrantes do projeto Marimba, viajando a terras remotas e as culturas exóticas, convivendo com realidades diferentes e algumas ainda divulgadas na Europa.
No Porto, a exposição tem lugar de 16 de agosto a 6 de setembro no Palacete dos Viscondes de Balsemão. Em Lisboa, a mostra permanece de 11 a 27 de setembro, na Galeria Studio CreativeRez.
Projeto Marimba
Trata-se de uma iniciativa que tem como objectivo valorizar a produção musical em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste, através da sua pesquisa, digitalização e promoção. A ação promove ainda a distribuição internacional de produtos fonográficos e artistas associados, contribuindo para o resgate da identidade cultural dos países e regiões envolvidas e a sua divulgação, bem como promover a inclusão socioeconómica das mulheres e a sustentabilidade dos agentes do setor.
É, na verdade, uma iniciativa sem precedente, que visa a empregabilidade, a dinamização e a pesquisa no campo da música nestes quatro países, sob o lema “música, património imaterial”.
Tratando-se de um projeto transnacional, a principal estrutura de visibilidade e comunicação do Marimba assentada em sua plataforma digital, a partir da qual se faz a divulgação das ações em andamento do projeto, de um modo colaborativo e com presença efetiva em cada um dos países participantes.
Três anos de viagens
No âmbito da realização deste projeto, ao longo dos últimos três anos muitas viagens aos territórios visados foram realizadas e daí a compilação de uma série de fotografias memoráveis que agora serão oferecidas em exposição.
Captadas por diversos autores, as imagens relatam as realidades das culturas locais visitadas, demonstrando a etnografia e o cotidiano local.
Uma mostra a não perder, promovida no âmbito desta ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, IPO.
Programação
PORTO
Inauguração: 16 de agosto 18h00
Permanência: até 6 de setembro
Horário: Terça a Domingo, 10H—17H30
Local: Palacete dos Viscondes de Balsemão
Praça de Carlos Alberto, 71, 4050-157 Porto
LISBOA
Inauguração: 11 de setembro 17h30
Permanência: até 27 de setembro
Horário: Domingo a Sexta, 9H30—19H00
Local: Galeria Studio CreativeRez
Av. Infante D. Henrique, 334, 4º andar Edifício Zarcão, 1849-025 Lisboa