6.5 C
Porto
Domingo, Maio 2, 2021
- publicidade -
CulturaDia 17 de abril arranca a VII edição do...

Dia 17 de abril arranca a VII edição do Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas

-

- publicidade -

O PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas está de volta para a sua 7ª edição, cujo Ciclo de Primavera se realiza já no próximo dia 17 de Abril. Promovido pela Kale Companhia de Dança, em parceria com a Portingaloise Associação Cultural e Artística, e direção artística de Catarina Costa e Silva, o Festival contempla as componentes de criação original do Ensemble Portingaloise, investigação/encontro académico e formação em dança histórica.  Devido às condicionantes impostas pela situação sanitária atual, a edição da Primavera acontecerá em formato digital e será gratuita, esperando-se que a edição de Verão aconteça já em formato presencial.

Nesta edição da Primavera, destaque para a reposição do Auto do Labirinto (2018) que no dia 17, às 16h00, estará disponível em streaming na página de Facebook do Armazém22. O Auto do Labirinto (ou Auto do Amor, uma cocriação entre o Ensemble Portingaloise e Il Dolcimelo), é um espetáculo de dança, música e teatro à volta de repertório do século XVI europeu, composto a partir de textos dramáticos quinhentistas que nos descrevem ambientes e relatam intrigas amorosas.

Adriana Romero

Com base num extraordinário repertório dramático quinhentista, os personagens – eleitos entre os pares amorosos, o sedutor, a alcoviteira e outros que medram no Paço ou no terreiro – terão os seus serões de corte povoados por danças baixas e altas – pavana, galharda, tordião… – revelando os seus dotes coreográficos e musicais. Não faltam os instrumentos de corte e de folia, indispensáveis para a dança ou para a serenata ao luar. O Auto do Labirinto tem texto e direção musical de Isabel Monteiro e direção cénico-coreográfica de Catarina Costa e Silva.

No âmbito académico, entre as 17h00 e as 19h00 vai realizar-se uma Mesa Redonda sobre a reposição do Auto do Labirinto. Participam Isabel Monteiro e Catarina Costa e Silva (responsáveis pela direção musical e cénica do espetáculo) e intérpretes, contando com a moderação da Professora Ana Isabel Buescu (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa), sob a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Será transmitida via streaming através da página de Facebook do Armazém22.

Na componente formativa, será realizada uma aula online, via plataforma Zoom, sobre o repertório coreográfico renascentista abordado no espetáculo. Esta aula acontece entre as 11h e as 13h00 e destina-se a públicos de diferentes faixas etárias e com diferentes níveis de aptidão e experiência em dança. Para a participação nesta aula síncrona, é necessária inscrição prévia.

Esta edição inclui ainda a residência artística de “Balle de las Danças”, que acontece no dia 18, como atividade não pública. A aguardada estreia do espetáculo homónimo acontecerá apenas em setembro 2021, no âmbito do Ciclo de Verão do Festival Portingaloise, que se realiza no Armazém22, Gaia, entre 9 e 12 de setembro.

Leia de seguidarelacionados
Recomendamos para si

Últimas Notícias

Entre no fim de semana com música ao vivo no Rooftop Flores

O jardim que se esconde no topo do MMIPO é o sítio perfeito para fechar a semana com boas...

Arouca tem a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Tem 516 metros de comprimento e 175 de altura

Vai ser inaugurada apenas no próximo domingo, dia 2 de maio, mas já pode ser visitada pela população local....

Fórmula 1: Lewis Hamilton em entrevista à ELEVEN afirmou sentir-se “muito feliz por estar de volta” a Portugal

Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, está de volta a Portimão para o Fórmula 1 Heineken Grande Prémio...
- publicidade -

Álvaro Costa entrevista MURAIS

Álvaro Costa entrevistou MURAIS, ou mais concretamente Hélio Morais sobre o seu projeto.

Leitura Obrigatória

Ao vivo: Liga Principal [20/21]» Moreirense – FC Porto

MOREIRENSE 1 - FC PORTO 1 Sérgio Conceição é expulso. 97'...
- publicidade -