InícioCulturaDDD – Festival Dias da Dança celebra a liberdade dando palco e...

DDD – Festival Dias da Dança celebra a liberdade dando palco e voz a outras danças e formatos

Published on

Ao longo de 13 dias de Festival Dias da Dança serão apresentados 27 espetáculos – nove estreias absolutas e 13 estreias nacionais – num total de 44 récitas: 14 coproduções e quatro coapresentações. Os 17 palcos das três cidades vão receber 29 artistas/companhias, com destaque para Jan Martens, Alice Ripoll, Catarina Miranda, Jeremy Nedd, Diana Niepce, La Chachi, Radouan Mriziga, Kate McIntosh.

O DDD arranca dia 23 com REMACHINE”, do coreógrafo sueco Jefta van Dinther, e encerra, dia 5, com “Exotica” da artista chilena Amanda Piña.

Instalações-performances e peças com influências de várias danças, que vão desde o flamenco ao milly rock, são alguns dos novos formatos e danças. O público será ainda convidado a pernoitar no Rivoli, em jeito de uma ‘dormifestação’, e será simulada uma reunião de macaronis.

A 8.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança realiza-se entre 23 de abril e 5 de maio nas cidades do Porto, Matosinhos e Gaia. No ano em que se assinala o 50.º aniversário do 25 de abril, o DDD junta-se à efeméride para celebrar a Liberdade. “Na certeza de que há sempre um antes e um depois, esta edição parte da voz, das vozes, para testar outras formas de estar em palco, de vivenciar a dança em vários espaços e formatos. Redefinimos limites do que a dança pode ser, reformatando como ela pode ser experienciada. Reescrevemos narrativas, desentranhando como elas podem, e por quem, ser partilhadas”, afirmam os codiretores artísticos da Direção de Artes Performativas da Ágora, Cristina Planas Leitão e Drew Klein.

Em 2024, o DDD assume-se como um festival que coproduz novas criações, nacionais e internacionais, e que dá destaque à comunidade artística que vive em Portugal estreando o trabalho de nove criadores e coreógrafos. Instalações-performances e peças com influências de várias danças, que vão desde o flamenco ao milly rock, são alguns dos novos formatos e danças que serão apresentados no festival. O público será ainda convidado a pernoitar no Rivoli, em jeito de uma ‘dormifestação’, e será simulada uma reunião de macaronis. Nesta edição, “as peças de dança também podem ser concertos e as partituras de movimento podem ser festas porque queremos que o DDD continue a inspirar, desafiar e unir, renovando este compromisso de liberdade”.

Ao longo de 13 dias serão apresentados 27 espetáculos – nove estreias absolutas e 13 estreias nacionais – num total de 44 récitas, com artistas consagrados e emergentes, em 17 palcos distribuídos pelo Porto (Rivoli, Campo Alegre, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, TMP Café, Serralves, Coliseu Porto Ageas, Palácio do Bolhão, Circolando – Central Elétrica, Praça da Alegria, Praça D. João I, Clube Fenianos Portuenses, Rua Escura, Pérola Negra), por Matosinhos (Casa da Arquitectura, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, passeio da Praia de Matosinhos) e Gaia (Auditório Municipal, Varais da Afurada).

Entre regressos, primeiras vezes e novos formatos, o DDD 2024 reforça o seu lugar entre os festivais de artes performativas de referência no mundo.

últimos artigos

Falta 1 mês para a estreia de Tron: Ares

Já só falta 1 mês para a estreia de TRON: ARES, o tão aguardado terceiro...

Yann Karamoh é o novo reforço do FC Porto

Chama-se Yann Karamoh e é a mais recente contratação do FC Porto para a...

BOMBONERA PARTY PEOPLE: FESTIM PUNK E MATRECADAS INFERNAIS UNEM MÚSICA E FUTEBOL

É a festa de pessoal que gosta de futebol, com muita música à mistura...

7 dicas para organizar o seu primeiro evento empresarial

É mais do que natural que a organização de um evento empresarial possa parecer-lhe...

mais artigos

Falta 1 mês para a estreia de Tron: Ares

Já só falta 1 mês para a estreia de TRON: ARES, o tão aguardado terceiro...

Yann Karamoh é o novo reforço do FC Porto

Chama-se Yann Karamoh e é a mais recente contratação do FC Porto para a...

BOMBONERA PARTY PEOPLE: FESTIM PUNK E MATRECADAS INFERNAIS UNEM MÚSICA E FUTEBOL

É a festa de pessoal que gosta de futebol, com muita música à mistura...