
O programa municipal Shuttle, que visa estimular a internacionalização da prática artística contemporânea do Porto, aceita candidaturas para a edição de 2022, sendo que as mesmas funcionam até outubro de 2022.
Serão distribuídas bolsas entre os 1.500 e os 7.500 euros, cujo objetivo é financiar despesas logísticas e de produção, tendo em vista a promoção internacional de artistas, autores e agentes culturais, criados ou desenvolvidos por entidades portuenses. Os projetos que tencionam ir a concurso devem inscrever-se numa destas quatro áreas –artes visuais e curadoria; artes performativas; performance e composição musical; tradução e criação literária e ensaística – e prever a sua realização até 31 de março de 2023. As candidaturas devem ser submetidas através do endereço de correio eletrónico [email protected].
Estão previstas três reuniões de avaliação – março, junho e outubro –, sendo que se a verba disponibilizada (máximo de 25 mil euros) não for concedida na totalidade, o valor que falta passa para a reunião seguinte. Referir que as candidaturas submetidas até 11 de março serão avaliadas na primeira reunião de avaliação do ano pelo júri que este ano é composto por Ana Botella (produtora criativa e programadora), Cristina Grande (programadora cultural e coordenadora do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves) e Mário Moura (crítico de design).
Para mais informações sobre o Shuttle, consultar na página da plataforma Pláka, onde se encontram disponíveis o edital e o programa de concurso.
artigo escrito por Pedro Meca.