A Companhia Ballet de Kiev tem estreia marcada no Porto em 2025. Para a apresentação na Invicta, a 13 de fevereiro no Coliseu Porto Ageas, os bailarinos ucranianos vão encantar o público com a transformação da obra literária “Dom Quixote’” numa celebração da dança clássica.
O bailado ‘Dom Quixote’, coreografado por Marius Petipa e com música de Ludwig Minkus, estreou há 155 anos no Teatro Bolshoi Moscovo e, desde então, que é considerado um dos bailados mais famosos do mundo. A produção do Ballet de Kiev destaca-se pela sua energia, humor e pelos movimentos muito técnicos e virtuosos dos bailarinos da companhia ucraniana e, como por magia, vão levar o público a imergir na história.
Esta obra, inspirada no romance de Miguel de Cervantes, publicada no século XVII, centra-se nas aventuras de Dom Quixote, idealista e sonhador, e do seu fiel escudeiro, Sancho Pança, num mundo onde se enreda a realidade com o imaginário.
A protagonista feminina, nesta adaptação para a dança clássica, é Kitri, uma jovem virtuosa que se apaixonou por Basílio, um jovem barbeiro. A dupla Dom Quixote e Sancho Pança ajuda o casal a superar os obstáculos na celebração do amor que os une.
O bailado ’Dom Quixote’, apresentado pelo Ballet de Kiev, faz uma ode aos cânones da dança clássica, com impressionantes variações, pas de deux e performances em grupo. A poesia e elegância do movimento clássico dos bailarinos em palco é também uma antítese à desarmonia do contexto bélico.