Asmaa. Créditos: D.R.
- publicidade -

Depois de 19 anos de silêncio, o Porto volta a receber o FalaDura – Festival Internacional de Palavra Dita e que a partir de sexta-feira se instala no Theatro Circo, em Braga.

Desde o passado dia 11 e durante todo o festival, com coordenação de Ana Deus e Regina Guimarães, desenrola-se o workshop de Spoken Word, que a organização faculta de forma gratuita.

Na mais importante festa nacional da Palavra Dita, o Coliseu Porto Ageas e o Theatro Circo vão acolher diversas estreias nacionais e mundiais, “muitas farpas e sentido de urgência”.

Esta quinta-feira (dia 16 de junho), o programa arranca às 16h00, com Megafone/«Speakers Corner», logo à entrada do Coliseu do Porto, e termina, já na madrugada de sexta-feira, com o Open Mic/Espontâneos, no Foyer, a partir da 1h00.

Listener. Créditos: D.R.

Entretanto, o dia feriado em Portugal tem muitas e diversas propostas. Assim, há Palavras à solta/Breves performances de poesia, nas ruas e cafés da cidade (17h00); o documentário Anne Clark – “I’ll walk out into tomorrow”, de Claus Withopf, no Foyer do Coliseu (18h00).

Há noite, o palco é de Ana Deus (21h30), Dan Smith (22h30) e Chamæleon (23h15), tudo no Foyer. Depois, no mesmo local, a partir das 00h00, há Poeta Invicto, com curadoria de Nuno Rebelo.

O FalaDura é um festival da palavra, seja dita, cantada, improvisada, arrancada ou até disparada e faz-se com dezenas de artistas, concertos, intervenções de rua, performances, documentários e workshops. Nesta edição de regresso, o festival traz a Portugal algumas referências da cena internacional, desafia artistas nacionais, convoca poetas e rappers e, entre consagrados e emergentes, faz questão de dar voz a todos os que se queiram fazer ouvir.

Chamaeleon. Créditos: D.R.

Como se disse, o festival muda-se na sexta-feira (dia 17) para Braga, e também na capital minhota o programa é vasto e diversificado:

Dia 17 – 16h00 – Megafone/«Speakers Corner», à entrada do Theatro Circo; 17h00 – Palavras à solta/Breves performances de poesia, nas ruas e cafés da cidade de Braga; 22h00 – Levi The Poet; 23h00 – Chamæleon (Farah Chamma + LIEV), no Theatro Circo; 00h00 – Open Mic/Espontâneos, no Theatro Circo.

Dia 18 – 16h00 – Megafone/«Speakers Corner», à entrada do Theatro Circo; 17h00 – Palavras à solta/Breves performances de poesia, nas ruas e cafés da cidade de Braga; 18h00 – Documentário Anne Clark – “I’ll walk out into tomorrow”, de Claus Withopf, no Theatro Circo; 21h00 – Asmaa Azaizeh; 22h30 – Listener; 00h00 – Open Mic/Espontâneos, todos no Theatro Circo.

Dia 19 – 16h00 – Documentário Patti Smith – “Dream of Life”, de Steven Sebring, no Theatro Circo; 17h00 – Palavras à solta/Breves performances de poesia, nas ruas e cafés da cidade; 18h00 – Apresentação do resultado do workshop em Spoken Word, com Regina Guimarães e Ana Deus; 19h30 – Capicua; 20h00 – Palavras à Solta (Lucas Noronha, Ismael Calliano, Luís Ferreira); 22h00 – Buddy Wakefield/Mavy.

Esta 4ª edição é uma organização da Apuro – Associação Cultural e Filantrópica, em parceria com o Coliseu Porto Ageas e o Theatro Circo e com o apoio da DGArtes e da Antena2.

- publicidade -