InícioCultura"Anatomia de uma queda" - um drama criminal

“Anatomia de uma queda” – um drama criminal

Published on

‘ANATOMIA DE UMA QUEDA’, o drama criminal vencedor da ‘Palma de Ouro’ na 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, é um dos filmes mais aguardados do ano pelos amantes da sétima arte e chega às salas de cinemas a 1 de fevereiro. Aclamada pela critica mundial, a obra cinematográfica da realizadora francesa Justine Triet tem-se revelado uma das favoritas à nova temporada dos prémios de cinema.

Vencedor de dois Globos de Ouro para ‘Melhor Filme Internacional’ e ‘Melhor Argumento’ na 81ª edição dos prémios norte-americanos de cinema e televisão, e de cinco prémios da Academia Europeia de Cinema, entre Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz para Sandra Hüller,de acordo com o jornal francêsLibération ‘ANATOMIA DE UMA QUEDA’ ‘reinventa os códigos do thriller jurídico ao fazer de um julgamento de homicídio o cenário para uma fascinante dissecação da intimidade conjugal’.

O filme segue a história de Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, que vive um ano isolada numa cidade remota dos Alpes franceses, com o seu marido francês Samuel (Samuel Theis) e o seu filho Daniel (o lusodescendente Milo Machado Graner), de onze anos. Mas quando Samuel é encontrado morto na neve, caído do chalé, a polícia questiona se terá cometido suicídio ou se foi assassinado. Perante a tese de homicídio, Sandra torna-se a principal suspeita. Pouco a pouco, o julgamento irá revelar-se não apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel, mas uma inquietante viagem psicológica às profundezas da relação conflituosa do casal.

ANATOMIA DE UMA QUEDA’ é a história de um casal escrita por um casal, na medida em que Triet dividiu o papel de argumentista com o seu companheiro, o cineasta Arthur Harari. Segundo a realizadora ‘no centro do filme está a batalha entre um casal com um filho, aprofundando as complexidades da partilha de tempo numa relação. É um tema que, na minha opinião, não é muito explorado no cinema que e levanta questões importantes sobre reciprocidade, confiança e a dinâmica de uma parceria’.

Comaatuação magistral da atriz alemã Sandra Hüller, o filme penetrante da realizadora francesa assume um estilo pseudo-documental e desperta hipóteses ambíguas no espectador, ao questionar noções preconcebidas de democracia no seio de uma relação.

Destacado pela crítica como um dos melhores filmes do ano, ‘ANATOMIA DE UMA QUEDA’ foi exibido em Portugal em novembro passado, no âmbito da 17ª edição do LEFFEST, e chega a 1 de fevereiro aos cinemas nacionais.

últimos artigos

STCP mostra os novos autocarros 100% elétricos à população

Com o objetivo de dar a conhecer à população as novas viaturas 100% elétricas...

STCP reforça Linha 700 (Bolhão-Campo)

A linha 700 da STCP, que faz o percurso entre o Bolhão (Porto) e...

Richie Campbell vai atuar na Queima das Fitas do Porto

A Queima das Fitas do Porto anuncia Richie Campbell na edição de 2024, que...

mais artigos

STCP mostra os novos autocarros 100% elétricos à população

Com o objetivo de dar a conhecer à população as novas viaturas 100% elétricas...

STCP reforça Linha 700 (Bolhão-Campo)

A linha 700 da STCP, que faz o percurso entre o Bolhão (Porto) e...