A edição deste ano do Boom Festival foi cancelada e voltará entre os dias 22 e 29 de julho de 2021, em Idanha-a-Nova.
O anunciou foi feito na página oficial da organização, com a justificação a ser, naturalmente, a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19. Os bilhetes deste ano são válidos para 2021.
Leia o comunicado na íntegra:
“Bastou um agente infeccioso submicroscópico para pôr de joelhos pilares fundamentais da civilização humana. Não foi preciso dilúvio ou messias. Um vírus revirou a sociedade que apregoava super-humanos, viagens turísticas à lua e transumanismo. A natureza, com toda a sua magnanimidade, tem uma ironia desarmante neste Antropoceno.
No dia 13 de Março comunicámos que trabalhávamos para o Boom acontecer em Julho 2020. Observando a pandemia Covid-19, considerávamos ainda a não realização caso a situação mundial se deteriorasse.
Somos um festival que visa o desenvolvimento humano. Através da experiência social de celebração que funde música, artes, cultura, sustentabilidade, bem-estar, conhecimento e natureza almejamos um estado de união sublime (Oneness) entre seres humanos e o todo. É uma experiência de pertença, de contacto próximo, de amor e paz.
O presente momento não nos permite alcançar estes propósitos de vida do Boom. A situação Covid-19 continua a degradar-se. É irrealista achar que se a pandemia passar até Julho os efeitos psicológicos irão desaparecer subitamente.
As limitações que a pandemia impôs à produção e logística do festival, assim como à comunidade mundial Boomer, com supressão de movimentos por tempo indeterminado, obriga-nos a uma decisão.
É uma escolha que nos abala. Irá colocar a organização numa situação extrema. Os Boomers, as famílias e pessoas que trabalham; free lancers, artistas, técnicos, fornecedores, os que beneficiam com o evento, particularmente a região onde se realiza o festival e o país que o acolhe. É um tempo de incerteza. Não obstante, consideramos que é a decisão sensata.
Perante esta pandemia, há que ser ético e responsável. Para salvaguardar a saúde pública, os Boomers, o espírito do Boom; norteados pelos nossos princípios e, especificamente pelos de Humanismo e Unidade; seguindo as orientações em Portugal patentes no Decreto-Lei n.º 10-I/2020, que se aplica a todos os espetáculos que não podem ser realizados no lugar, dia ou hora agendados, entre os dias 28 de fevereiro de 2020 e até ao 90.º dia útil seguinte ao fim do estado de emergência somos obrigados a reagendar a edição de 2020.
A 13ª edição do Boom Festival será entre 22-29 Julho 2021 (Lua Cheia).

Consideramos que antes não estarão reunidas todas as condições para a realização do evento em segurança sanitária e acesso equitativo de Boomers de todo o mundo.”

