A 10.ª temporada do Teatro Municipal do Porto (TMP) arranca a 13 e 14 de setembro com a estreia nacional de “The Köln Concert”, de Trajal Harrell/ Schauspielhaus Zürich Dance Ensemble; a estreia de “Mal de Ulisses” de Rui Catalão, no Auditório do Campo Alegre; e o concerto de Bill MacKay.
A estreia do coreógrafo norte-americano Trajal Harrell, no Grande Auditório do Rivoli, está marcada para dia 13, às 19h30, e dia 14 às 21h30. Com música de Keith Jarrett e Joni Mitchell, “The Köln Concert” busca uma forma onde as pessoas se encontram, apesar da diferença de idiomas, visões do mundo e identidades. Nesta peça, Trajal Harrell aborda a experiência partilhada de pessoas ternas e fortes, revelando a sua vulnerabilidade através da dança.
Nos mesmos dias, às 21h30 e 16h00, respetivamente, no Auditório do Campo Alegre, Rui Catalão estreia “Mal de Ulisses”, inspirado nos sete lutos migratórios descritos pelo psiquiatra Joseba Achotegui. Um projeto com várias modalidades de intervenção, destinado a mobilizar as comunidades para a história, a identidade e o estado psíquico das pessoas sujeitas a processos migratórios.
No primeiro Understage da temporada, em parceria com a Amplificasom, o Prqueno Auditório do Rivoli acolhe, dia 13, às 22h30, a estreia a solo em Portugal do guitarrista norte-americano Bill MacKay.
No sábado, dia 14, o TMP Café abre as portas ao público para um festa de acesso gratuito, a partir das 23h00, com a DJ Saya. Investigadora musical e ativista antirracista, natural de Santiago de Compostela, originalmente da Palestina e radicada no Porto, Saya posiciona-se como uma DJ multigénero, influenciada pelos vários mundos culturais e artísticos que a rodeiam.