InícioSociedadeCâmara Municipal da Maia tomou posse para novo mandato

Câmara Municipal da Maia tomou posse para novo mandato

Published on

A Câmara e a Assembleia Municipal da Maia foram oficialmente instaladas esta quinta-feira, 30 de outubro, numa sessão solene que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O momento marcou o início de um novo ciclo autárquico, simbolizando a continuidade do trabalho em prol da comunidade maiata.

A cerimónia iniciou-se com um momento musical protagonizado pelo Quinteto de Metais da Maia, composto por músicos de reconhecido mérito, e contou com a presença de autarcas, representantes de instituições locais e cidadãos.

Após a leitura da ata de instalação e o juramento dos eleitos, seguiu-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que renovou o seu compromisso com o concelho, sublinhando o carácter humano e coletivo do exercício político.

“Ao assumir hoje, com humildade democrática e firme determinação, a missão de presidir à Câmara Municipal da Maia, renovo um compromisso que não é apenas político; é profundamente pessoal e humano”, afirmou o autarca.

No seu discurso, António Silva Tiago evocou figuras marcantes da história moderna da Maia, como Augusto Simões, Carlos Pires Felgueiras, Vieira de Carvalho e Bragança Fernandes, lembrando o legado de cada um na construção do município contemporâneo. “A todos eles, a nossa gratidão e o nosso respeito”, destacou.

O Presidente reafirmou a aposta numa Maia sustentável, solidária e inovadora, enumerando investimentos estruturantes em curso, como a 2.ª linha do Metro do Porto, a Estratégia Local de Habitação, com 16 empreendimentos em execução e mais de 100 milhões de euros de investimento, e a criação do Parque Metropolitano da Maia, que vai abranger 370 hectares de usos sustentáveis e de inovação social.

António Silva Tiago referiu ainda projetos como o Corredor do Rio Leça, a tunelização da EN 14 com a criação de um parque urbano, a requalificação das ETAR’s e das escolas básicas e secundárias do concelho.

“A Maia é hoje uma grande cidade, atraente e competitiva, que se afirmou pelo trabalho, pela visão estratégica dos seus líderes e por uma sociedade civil dinâmica e empreendedora”, afirmou.

Citando Sophia de Mello Breyner, o autarca sublinhou o propósito de “continuar a construir uma cidade de liberdade, encontro e solidariedade”, reafirmando o compromisso de uma governação próxima das pessoas, parcimoniosa com os recursos públicos e orientada para o bem comum.

“Serei o Presidente de todas as maiatas e de todos os maiatos, sem olhar às suas crenças, ideologia ou condição social”, concluiu, acrescentando: “A minha maior ambição é poder trabalhar todos os dias para proporcionar às pessoas uma vida digna, tranquila e feliz.”

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...