3, 2, 1… acção! Com muito riso à mistura, pois está a chegar o XII Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde, organizado pela Companhia Nuvem Voadora, numa edição que celebra e homenageia o “Palhaço no Cinema”. Para este encontro, estão convocados todos os brilhantes que transformaram a sétima arte com humanidade e humor e que habitam a nossa memória – Chaplin, Tati, Fellini, Keaton… A estes juntam-se os contemporâneos que seguem os seus passos, como é o caso do convidado especial deste ano, Alejandro Escobedo, um performer internacional multipremiado que move o seu virtuosismo poético entre o teatro, circo e cinema. Entre os dias 15 e 21 de outubro, Vila do Conde será palco e tela de muito riso, poesia e talento.
“Que farei quando tudo arde?”. A companhia de circo e teatro de rua, Nuvem Voadora, responde ao título do livro de António Lobo Antunes e à injustiça e violência que povoam a atualidade com o encontro que organiza há 12 anos na cidade nortenha de Vila do Conde. O Encontro Internacional de Palhaços afirma-se como um lugar sem fronteiras, onde se preserva e celebra o que de mais humano existe em nós através da arte do riso, com as vestes do teatro, do circo contemporâneo e da música. A décima segunda edição deste encontro já incontornável é dedicada à figura memorável do palhaço no cinema e, para celebrar o tema, o evento conta com uma programação exclusiva, que inclui um ciclo de cinema com filmes clássicos e contemporâneos, onde o ser palhaço transbordou os ecrãs, oficinas e workshops com mestres que falam as linguagens do clown e do cinema e
espetáculos com artistas nacionais e internacionais.
Além do workshop “Clown, Malabarismo e Improvisação”, o convidado especial deste ano, o artista franco-chileno, Alejandro Escobedo, apresenta o espetáculo, “Circo Infinito”, que desenvolveu no Le Moulin Jaune, um laboratório de criação artística, criado por Slava Polunin, o icónico palhaço russo com quem aprendeu a sua poesia performativa, quando participou, em 2021, no espetáculo “Slava’s Snowshow”. Também do Chile, chega a colorida arte de rua de Karkocha, que já conquistou as ruas e praças de todos os continentes com o seu humor e liberdade. A companhia francesa, Tête d’Ampoule, apresentará um espetáculo de cortar a respiração ou… os pés. A Dinamarca faz parceria com Portugal na Companhia Brutal, que promete ilusionismo, teatro cómico e algum grotesco num só espetáculo. A Tânia Safaneta e a Nuvem Voadora trazem-nos espetáculos com assinatura portuguesa, onde se viajará no “Paraíso” pela mão de Pedro Correia, criador e diretor da organização Nuvem Voadora, e se acompanhará as aventuras de Safaneta com a sua clown
inspirada pelo poeta popular António Aleixo.
Como já é tradição, os sábados do Encontro Internacional de Palhaços são dedicados à Gala
Solidária, com pequenos espetáculos dos artistas que participaram na edição assim como outros artistas convidados, oriundos de todos os continentes. Este ano, as doações deste espetáculo multiartístico revertem para os artistas que foram vítimas dos incêndios que deflagraram a Região Norte e Centro de Portugal este verão, numa homenagem com participação ativa.
As cenas do próximo capítulo do Encontro Internacional de Palhaços sairão entre os dias 15 a 21 de outubro, em Vila do Conde, e todas e todos estão convidados a serem personagens principais deste grande filme de humor.