InícioCulturaCine-Teatro Vale Formoso abre as portas à comunidade antes do arranque das...

Cine-Teatro Vale Formoso abre as portas à comunidade antes do arranque das obras

Published on

Na sequência da aquisição do Cine-Teatro Vale Formoso por parte da UAU, a produtora está a organizar um Dia Aberto à Comunidade no dia 13 de setembro (sábado), das 10h às 18h, para que os portuenses possam visitar o espaço antes do arranque das obras de reabilitação. A entrada é livre.

O edifício, classificado como conjunto de interesse municipal, faz parte da memória coletiva da cidade e reabre agora as portas, três décadas depois, para que a comunidade local e visitantes possam (re)descobrir um dos mais emblemáticos teatros do Porto. Neste dia, serão também apresentados os projetos de reabilitação em discussão, a cargo do consórcio de arquitetos Metrourbe e Arsuna.

A fachada do edifício. Créditos: João Fitas.

“Recebemos muitos contactos, desde académicos a locais, a pedir para visitarem o espaço. Como o Cine-Teatro Vale Formoso esteve fechado durante muitos anos, as pessoas só conhecem a fachada, mas há muita curiosidade para conhecer o interior deste teatro, que é um marco arquitetónico e cultural do século XX”, destaca Paulo Dias, Diretor-Geral da UAU.

O Cine-Teatro Vale Formoso é considerado um exemplo arquitetónico de época, tendo sido inaugurado a 30 de dezembro de 1948, durante o período do Estado Novo. Projetado como uma casa de espetáculos cinematográficos e teatrais pelo Arquiteto Francisco Granja, este espaço destacou-se como uma das principais salas de cinema da Cidade do Porto até ao início dos anos 90, data em que encerrou as portas às atividades culturais.

O interior do edifício. Créditos: João Fitas.

No início deste mês, a UAU comunicou a aquisição formal do Cine-Teatro Vale Formoso, num investimento que entre a aquisição e obras de reabilitação, supera os sete milhões de euros. A reabertura da sala de espetáculos está prevista para o início de 2027, já com uma agenda programática que enaltecerá a cultura e as artes performativas.

Assim, no dia 13 de setembro, sábado, o Cine-Teatro Vale Formoso volta a abrir as portas uma última vez, tal como se encontra, para que a população se “despeça” do interior e que fique a conhecer em primeira mão como vai ficar a sala de espetáculos, a zona de restauração, o foyer e o jardim de inverno.

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...