InícioCulturaJUNHO NO PORTO: DEAD KENNEDYS E THE CHAMELEONS EM MÊS DE PRIMAVERA...

JUNHO NO PORTO: DEAD KENNEDYS E THE CHAMELEONS EM MÊS DE PRIMAVERA SOUND

Published on

Junho é mês de Santos Populares e de arranque em força dos festivais de Verão, que espalham música um pouco por todo o lado. O Porto não é excepção e aí está mais uma edição do Primavera Sound e… a estreia do mini-festival Salive-se Quem Puder. De resto, é um mês, como tantos outros, em que os diferentes palcos da Invicta apresentam uma programação diversa, tendo o rock por mote. Muitas visitas do estrangeiro, como, por exemplo, dos míticos Dead Kennedys, do supergrupo The Hard Quartet ou dos inebriantes The Chameleons, entre tantos outros, já para não falar nos que vão passar pelos festivais. Importante não esquecer as bandas tugas. Essas é que são a nossa identidade e que devem ser mais apoiadas pelo público e pelas salas de concertos.

Surma. Créditos: Global News Portugal

Naquele que é o Dia da Criança, e apesar de ser um domingo, há actividade musical na cidade no primeiro dia do mês. Surma apresenta-se no Auditório CCOP, enquanto o Hard Club vai ser palco de uma noite pesada, com os norte-americanos Born of Osiris, banda de Illinois, e Entheos, da Califórnia, e ainda os portugueses The Voynich Code.

Já na segunda-feira (dia 2), a sala do Mercado Ferreira Borges recebe os The Hard Quartet, o supergrupo de Stephen Malkmus (Pavement), Matt Sweeney (Skunk, Chavez e Zwan), Emmett Kelly (Cairo Gang) e Jim White (Dirty Three).

Quinta-feira (5), no Maus Hábitos o palco é para os norte-americanos Dummy, enquanto o seu compatriota Nathaniel Stewart actua na Escola Normal, na rua de Guerra Junqueiro. No RCA – Radioclube Agramonte a música é de Pedro Alves de Sousa e ainda Gabriel Ferrandini. No Espaço Lovers & Lollypops, na rua de S. Victor, apresentam-se Arsenal Mikebe & HHY.

Ideal Victim. Créditos: D.R.

Dia 6, os portuenses Ideal Victim levam a sua insurreição sonora até ao Understage, do Teatro Rivoli. O quarteto apresenta o disco de estreia «Rage Letters», no qual, segundo os próprios, “nada fica por dizer, nem nada fica por gritar”. Em ritmo também agitado os Cortada e os Yung Xalana sobem ao palco do Maus Hábitos, enquanto, na Socorro, há Rossana… à la portugaise! Na Escola Normal actuam os Bonança e os Mosca e, no Barracuda, há o regresso de Rick Montalvor, para apresentar o seu novo álbum «Skinless», com a participação ainda dos Ghost of Port Royal, noite com selo da Band.it Productions.

Sábado (7), na Socorro, há Mosher Fest 2/666, com Soul of Anobis, Aoidos e Take Back, e, no Mouco, ANZV e Firemage. Já no Barracuda, com chancela da Mördör Bookings, o palco é para Herr Container, Deformeth e Diskrasuki. Aguenta, coração!

Chat GRP. Créditos: D.R.

Aproveitando as benesses do feriado do Dia de Portugal, a Socorro recebe, segunda-feira (dia 9), o primeiro dia do mini-festival Salive-se Quem Puder, uma parceria com a Saliva Diva. São dois dias com dois concertos cada. Assim, no dia 9, actuam Polivalente e Chat GRP e, no Dia de Portugal (10), Joana Guerra e Clarisse e os Desviados.

Ainda no dia 10, Miguel Flores e Desire Haze tocam no Barracuda, que, no dia seguinte (11), acolhe mais uma noite com marca da Mördör Bookings, com os panamianos Hez e os portugueses Pester e Fuck It.

Fontaines D.C.. Créditos: Global News Portugal

No dia em que arranca o festival no Parque da Cidade, a Socorro recebe os norte-americanos The Point. Entretanto, arrancam as hostilidades na 12ª edição do Primavera Sound Porto. De 12 a 15, pelos diferentes palcos passarão, entre outros, Fontaines D.C., Deftones, TV On The Radio, Chat Pile, Squid, Wet Leg, Dehd, Anohni & The Johnsons, Turnstile, Caribou, Destroyer, Glass Beams, Kim Deal ou Beach House.

Cartaz Primavera Sound Porto 2025.

Pelo meio, no dia 13, o Woodstock 69 recebe a apresentação do novo EP dos El Saguaro, intitulado «Enthusiecstasy», contando a noite ainda com os Mau Jesus, e, no dia 14, a Infected Records apresenta Det-saW Coyote e Cigarette Vagina, no Barracuda, que no dia seguinte (15) recebe os brasileiros Plastic Noir.

No dia 16, segunda-feira, na Socorro, há punk rock canadiano com os Cola.

Na quarta-feira (dia 18), o Ferro recebe mais uma Noite Saliva Diva, com concertos de Os Overdoses e de Cariño Muerto.

Já na quinta-feira (19), enquanto em Lisboa arranca o Meo Kalorama, o Mouco recebe uma das mais marcantes bandas dos anos 80, os britânicos The Chameleons, que terão na primeira parte os portugueses Decline And Fall, de Armando Teixeira. Uma noite imperdível com selo da produtora Hell Xis.

The Chameleons. Créditos: Global News Portugal

No arranque do fim-de-semana, dia 20, o Barracuda recebe Concurso de Bandas Novos Valores, enquanto Pomadinha toca no RCA – Radioclube Agramonte e Sete Pés na Escola Normal. Neste dia o Basqueiral, em Santa Maria de Lamas, inicia as hostilidades de mais uma edição.

No sábado (21), a inglesa, sedeada em Dublin, Anna B Savage sobe ao palco do RCA – Radioclube Agramonte para apresentar «You and I Are Earth», um disco de reencontro e pertença. Já o Barracuda recebe os Great Fool.

Monch Monch. Créditos: Global News Portugal

Domingo (22), o RCA – Radioclube Agramonte acolhe a apresentação do segundo disco de Monch Monch. «Martemorte» é o sucessor de «Guerrilha Espanca Tato», álbum com que o brasileiro se estreou.

Dia 23 de Junho é o dia mais longo da cidade Invicta… Noite de S. João é de andar pela cidade, entre fogueiras, balões e bailaricos, mas, ainda assim, o Barracuda propõe um concerto com Mish Mish, enquanto a Casa da Música promove, no Cais de Carga, uma espécie de arraial, com Ena Pá 2000, que estão a celebrar 40 anos, e ainda o Tio Jel. Estejam atentos!

Dead Kennedys. Créditos: D.R.

Passadas as festas sanjoaninas, é bom que a rapaziada esteja recomposta, pois, no dia 25, há Dead Kennedys e Mata-Ratos no Hard Club. São duas bandas que dispensam apresentações e, mesmo sem o vocalista Jello Biafra e o baterista D.H. Peligro (falecido em 2022), os Dead Kennedys continuam a afirmar-se como um símbolo de resistência e de luta contra o sistema. Punk como se quer, cru e intenso, em clássicos como «California Über Alles», «Too Drunk to Fuck» ou «Holiday in Cambodia».

Na quinta-feira (26), duas décadas após a estreia pública e quatro álbuns depois, os Men Eater apresentam-se no Maus Hábitos, levando ainda na bagagem temas do novo EP, a sair este ano, intitulado «Whole». Na Escola Normal o palco é para Eufémia.

El Sonidero Insurgente. Créditos: D.R.

Com o fim do mês a aproximar-se, no dia 27, os argentinos El Sonidero Insurgente atacam no Maus Hábitos e prometem um concerto festivo e carregado de energia positiva.

Sábado, dia 28, com o selo da Machamba, a Socorro recebe Amaterazu e o seu doom progressivo, enquanto no Barracuda aterram os japoneses Guitar Wolf, para uma noite de pura loucura! Já os brasileiros Questions levam a sua «Todxs European Tour’25» até ao Woodstock 69, uma noite que conta ainda com concertos de Mordaça e 98 AxE.

Róisín Murphy. Créditos: Global News Portugal

Aproveitem que com o Verão a chegar só mesmo nos festivais. E por falar em festivais… De 19 a 21 de Junho, o Meo Kalorama assenta arraiais no Parque da Bela Vista, em Lisboa, propondo um cartaz diversificado, mas sem golpes de asa. Model/Actriz, Heartworms, Pet Shop Boys, 2 Many DJs, Father John Misty, L’Impératrice, The Flaming Lips, Róisín Murphy, BADBADNOTGOOD, Boy Harsher, Best Youth e Máquina, entre outros, são destaques o cartaz da 4ª edição, mas que ainda não consegue igualar o da estreia.

The Legendary Tigerman. Créditos: Global News Portugal

Já nos dias 20 e 21, no Parque e Museu de Santa Maria de Lamas, realiza-se mais uma edição do Basqueiral, que este ano conta com nomes como Chris Imler, The Legendary Tigerman, Landrose, Avalanche Kaito, Mermaid Chunky, Parkinsons, Famous, Black Bombaim e Pedro Alves de Sousa e Monch Monch, entre outros.

E que Junho nos traga grandes concertos…

últimos artigos

Espetáculo de sonho no Porto com 140 mil luzes

O coração do Porto volta a brilhar com a assinatura da Marcolino, ícone da relojoaria...

Este fim de semana há oferta de castanhas assadas em Gaia

O GaiaShopping vai encher-se de tradição e boa disposição nos dias 8 e 9...

Liga Europa: FC Porto empata com Utrecht

Empate! O FC Porto foi ao terreno do Utrecht empatar a uma bola para...

Pedro Duarte “resgata” Jorge Sobrado ao PS e consegue maioria na Câmara do Porto

É a notícia do dia! Pedro Duarte, eleito presidente da Câmara do Porto conseguiu...

mais artigos

Espetáculo de sonho no Porto com 140 mil luzes

O coração do Porto volta a brilhar com a assinatura da Marcolino, ícone da relojoaria...

Este fim de semana há oferta de castanhas assadas em Gaia

O GaiaShopping vai encher-se de tradição e boa disposição nos dias 8 e 9...

Liga Europa: FC Porto empata com Utrecht

Empate! O FC Porto foi ao terreno do Utrecht empatar a uma bola para...