Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, morreu, este sábado, tinha 87 anos. Lutava desde 2021 contra um cancro na próstata. Foi o presidente mais titulado do mundo do futebol!
Quer o FC Porto, quer o mundo do futebol está de luto. Morreu uma personagem histórica do futebol. Contou 16 mandatos como presidente do FC Porto, ou seja, 42 anos, desde 23 de abril de 1982 até 7 de maio de 2024.
Conta com 69 títulos no futebol e mais de 2500 em todas as modalidades. Com ele a presidente, o FC Porto passava a Ponte da Arrábida com a convicção de vencer na capital. Vencer sempre, sem qualquer tipo de receios.
Tem no seu currículo sete conquistas internacionais. Duas Ligas dos Campeões, dois Campeonatos do Mundo de Clubes, duas Ligas Europa e uma Supertaça Europeia.
Era conhecido por ter um sentido de humor apuradíssimo e de discursar sem uma única folha de papel. E declamava, declamava normalmente para os amigos, em privado, mas também em público quando era desafiado.
Era dele a última palavra na escolha dos treinadores. José Maria Pedroto terá sido a escolha mais impactante! Com Pedroto, Pinto da Costa começou a combater o centralismo no futebol nacional. Pedroto dizia: “Enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos”. Para além de Pedroto, outros fizeram história como treinadores no FC Porto. Artur Jorge, campeão europeu em Viena, em 1987. Bobby Robson, António Oliveira, Ivic, Jesualdo Ferreira, José Mourinho que venceu títulos nacionais, uma Liga europa e uma Liga dos Campeões. André Villas-Boas que também venceu uma Liga Europa e Fernando Santos, o chamado “Engenheiro do penta”, o único pentacampeonato ganho em Portugal.
Mas toda a história tem um fim e nas últimas eleições do clube André Villas-Boas vence com 80% dos votos. Jorge Nuno Pinto da Costa fica apenas como Presidente Honorário. Morreu este sábado, tinha 87 anos.

