Tiago Mayan, até aqui presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e ex-candidato à Presidência da República, pela Iniciativa Liberal (IL), desistiu da candidatura à liderança do partido. Esta decisão acontece depois de ter assumido, enquanto presidente da junta de freguesia da cidade do Porto que tinha falsificado assinaturas.
Com esta decisão, Tiago Mayan Gonçalves desiste de lutar pela liderança da IL frente a Rui Rocha, na convenção prevista para o início de 2025.
De acordo com o jornal Observador, Tiago Mayan colocou-se fora da corrida à liderança da IL, sem necessitar de votação sobre este assunto, apesar de vários membros do movimento Unidos pelo Liberalismo terem estado reunidos esta quarta-feira.
Ao mesmo jornal, uma fonte dos liberais disse que o “Tiago Mayan Gonçalves não será candidato à liderança, nem fará parte de nenhuma candidatura”.
A IL do Porto já tinha publicado um postagem no “X” condenando o sucedido:
Recordar que Tiago Mayan assumiu ter colocado assinaturas num documento sobre o fundo do Apoio Associativo e isentando de “qualquer culpa todos os restantes membros do seu executivo”.
Tiago Mayan Gonçalves estava na presidência da União de Freguesias desde as eleições autárquicas de 2021, pelo movimento Aqui há Porto, liderado por Rui Moreira.

