InícioSociedadeFesta da Primavera de Guimarães dá destaque à sustentabilidade

Festa da Primavera de Guimarães dá destaque à sustentabilidade

Published on

A Primavera está a chegar e o Laboratório da Paisagem e o município de Guimarães preparam-se novamente para assinalar a chegada da estação mais florida do ano. Nos dias 23 e 24 de março, Guimarães acolhe mais uma edição da Festa da Primavera, que este ano irá decorrer na Rua de Vila Flor, em plena zona de Couros. “Bairro C: Compromisso de Carbono Zero”, projeto piloto aprovado pela NetZeroCities, no âmbito da Missão Cidades, será o mote da festividade, que coloca a sustentabilidade em grande destaque.

O Bairro C é um tubo de ensaio para uma série de medidas dirigidas ao compromisso do município de Guimarães com a neutralidade carbónica, que consiste numa abordagem integrada às emissões oriundas da energia, da mobilidade, dos resíduos e do uso do solo. O objetivo é promover a mudança de comportamentos, a inovação social e cultural, novas políticas e regulamentações, a tecnologia verde, a economia sustentável e ainda novos modelos de negócio.

Ao longo do fim de semana, a programação contará ainda com mercadinhos, música, dança, workshops, palestras, zona de piquenique, exposições e muitas outras atividades para toda a família. Pelo grande palco da Festa da Primavera passarão dois nomes emergentes da música portuguesa: as vimaranenses Vera Lima e Maria João Soares, segunda classificada do The Voice Portugal 2023. No mesmo local decorrerão palestras sobre soluções para varandas verdes e momentos de dança.

Para os mais novos, não faltarão também motivos de diversão, com o concerto “Palhacinho Jonas – História musicada com Catarina Pereira”, jogos tradicionais, uma caça ao tesouro, o Educabicla ou um jogo de tapete gigante. A criatividade será também estimulada com a ilustração de postais, o eco print, atividades com barro, sessões de aprendizagem sobre a indústria dos cortumes, oficinas de criação de sabão e construção de abrigos para morcegos, entre muitos outros.

A Festa da Primavera contará ainda, com oficinas de Kokedamas e de construção de um charco na Floresta Miyawaki, instalações artísticas, exposições fotográficas e de desenho, um percurso interpretativo ao Bairro C, uma visita às árvores dos jardins de Vila Flor, um Bioblitz e uma performance artística do Guimagym.

O acesso à Festa da Primavera é gratuito e aberto a toda a comunidade.

últimos artigos

O truque que ninguém lhe contou para surpreender com pequenos gestos

Surpreender quem nos é próximo não exige grandes investimentos. O verdadeiro segredo está na...

BOIL – Climate Fest regressa a Serralves

O BOIL - Climate Fest regressa ao Parque de Serralves, no Porto, de 24 a 27 de setembro de...

“Primeira Box”: Novo ciclo de música abre o Coliseu Porto Ageas às bandas emergentes

O Coliseu Porto Ageas e a Câmara Municipal do Porto lançam o Primeira Box....

André Silva volta ao Dragão para ser opção na frente de araque

O FC Porto acaba de anunciar o regresso de André Silva que assinou um...

mais artigos

O truque que ninguém lhe contou para surpreender com pequenos gestos

Surpreender quem nos é próximo não exige grandes investimentos. O verdadeiro segredo está na...

BOIL – Climate Fest regressa a Serralves

O BOIL - Climate Fest regressa ao Parque de Serralves, no Porto, de 24 a 27 de setembro de...

“Primeira Box”: Novo ciclo de música abre o Coliseu Porto Ageas às bandas emergentes

O Coliseu Porto Ageas e a Câmara Municipal do Porto lançam o Primeira Box....