InícioCulturaFado Alexandrino: Diretor artístico do TNSJ leva à cena romance de António...

Fado Alexandrino: Diretor artístico do TNSJ leva à cena romance de António Lobo Antunes sobre o 25 de Abril

Published on

No Teatro Nacional São João, 2024 arrancou com os ensaios da próxima produção própria da casa: Fado Alexandrino, de António Lobo Antunes. Nuno Cardoso leva à cena aquele que é considerado o grande romance sobre o 25 de Abril, na celebração do seu cinquentenário. Os primeiros ensaios do espetáculo decorreram no Teatro São João, passando no final de janeiro para o Mosteiro de São Bento da Vitória.

“No fundo, Fado Alexandrino é uma História de Portugal”, diz António Lobo Antunes, um dos mais prolíficos escritores portugueses do pós-25 de Abril e um dos raros a abordar no campo da ficção um tema recalcado no inconsciente coletivo nacional: a guerra colonial. No romance publicado em 1979, cinco ex-combatentes da guerra colonial – um tenente-coronel, um alferes, um comandante, um soldado e um tenente – contam, durante uma noite, madrugada e manhã, como a vida se lhes transtornou, desde o dia em que chegaram da guerra até ao presente.

©TUNA_TNSJ

Num encontro atravessado por desilusões e reflexões sobre o triunfalismo militar prometido e a glória perdida, as personagens urdem uma densa teia de confissões e uma rede de acontecimentos e peripécias de caráter tragicómico, das banalidades do quotidiano ao feito mais insólito. Dividido em três partes – antes da Revolução, a Revolução e depois da Revolução –, Fado Alexandrino é uma incursão incisiva na sociedade portuguesa da década de setenta, refletindo sobre o país antes e depois do 25 de abril de 1974, do decrépito regime fascista à instauração da democracia, passando pelo horror de África e pelos infernos privados de cada um.

É com Fado Alexandrino que o Teatro Nacional São João arranca uma programação especialmente desenhada para celebrar o cinquentenário do 25 de abril. O espetáculo estreia-se a 5 de abril no Teatro São João, onde fica em cena até ao dia 28. Parte depois numa digressão nacional com paragens em Lisboa, Aveiro, Braga e Faro. Para além dos atores residentes do TNSJ – Joana Carvalho, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Jorge Mota, Paulo Freixinho e Pedro Frias –, Fado Alexandrino conta ainda no elenco com Ana Brandão, António Afonso Parra, Pedro Almendra, Sérgio Sá Cunha e Telma Cardoso.

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...