InícioCultura40 anos de Sétima Legião? Pois que Deus assim o quis…

40 anos de Sétima Legião? Pois que Deus assim o quis…

Published on

Foi num vento do Norte, mas chegada do Sul, e com a força da maré que a Sétima Legião voltou ao Porto, trazendo as canções, emoções e memórias que distribuiu como quem atira flores.

Noite épica no Hard Club, de celebração de 40 anos de história da banda e de homenagem ao malogrado Ricardo Camacho, mas, acima de tudo, de festa, de regresso a um passado distante no tempo, mas sempre presente nas canções. E, então, ao vivo… apesar da passagem do tempo, que há que assumir e desfrutar, a magia continua a acontecer.

A Sétima Legião tem hinos intemporais e muitos se ouviram no Hard Club, verdadeiros diamantes como, entre outros, «Noutro lugar», «Glória», «O canto e o gelo», «A reconquista», «Pois que Deus assim o quis» ou as estrelas mais cintilantes «Por quem não esqueci» e «Sete mares», que levaram a plateia ao rubro. A elevada temperatura na sala 1 do Hard Club provava-o, tal como o facto de estas duas últimas terem sido tocadas por duas vezes!

Foi cerca de hora e meia de reencontros, de emoções ao rubro, com o público, que encheu a sala, a cantar amiúde e em uníssono, de princípio ao fim, tema após tema, parecendo ouvir um chamamento do Além: “Mas vem dançar, vem dançar até o Sol nascer”!

Os dedos de duas mãos chegam para contar os sub-30, então, presentes no Hard Club, onde sobressaíam os cabelos grisalhos e as carecas e mais discretos os cabelos pintados (estavam muitas senhoras!).

Paulo Abelho, de choca (cowbell) na mão, surgia à boca de cena para incentivar o público, que nunca lhe negou esforços. Aliás, o concerto decorreu com o público sempre de mão dada com a Sétima Legião, erguendo a voz e, assim, eternizando ainda mais o momento.

Pedro Oliveira (voz e guitarra), Rodrigo Leão (baixo e teclas), Nuno Cruz (bateria e percussão), Gabriel Gomes (acordeão), Paulo Tato Marinho (gaita de foles e flautas), Paulo Abelho (percussão, samplers) e João Eleutério (teclados e guitarra) foram os mestres de cerimónia… e que cerimónia… e que celebração da música e da vida que estes oito rapazes (conte-se com o espírito de Ricardo Camacho) proporcionaram a um público completamente rendido!

Aos 40 anos, foi num vento do Norte e com a força da maré que a reconquista da Sétima Legião se deu noutro lugar… pois que Deus assim o quis!

Fica para memória futura os temas que compuseram a banda-sonora de uma noite extraordinária: «Com Estas Mãos», «O baile (das sete partidas)», «Noutro lugar», «Sem ter quem amar», «Aguarela», «Partida», «Vertigem», «Além-tejo», «O canto e o gelo», «Sete mares», «Caminhos de Santiago», «A reconquista», «Mil maneiras de amar», «Tango do exílio», «Porto Santo», «Tão só», «Por quem não esqueci», «Pois que Deus assim o quis», «Porta do Sol», «Glória», «Sete mares», «Por quem não esqueci».

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...